Você sabe o que é a colite?

O que é colite?

Essa doença é caracterizada pela inflamação do intestino grosso.

O problema pode mostrar diferentes indícios em diferentes graus, por isso é necessário procurar um médico.

Colite ulcerativa

O principal sintoma é a diarreia constante, geralmente com sangue. Nesse tipo, a parte afetada é a mais superficial.

Colite isquêmica

Esse tipo acomete geralmente o lado esquerdo do cólon e os sintomas envolvem além de diarreia com sangue a dor abdominal.

Colite causada por infecção viral

Como o próprio nome sugere, a causa é uma infecção viral na região do cólon. A infecção, no entanto, pode ser contraída por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea, urina e até por saliva.

Doença de Crohn

Ocasionada por uma disfunção no sistema imunológico, acomete principalmente a parte inferior do intestino delgado e do intestino grosso.

Colite Pseudomembranosa

A causa é uma bactéria, que lesiona o intestino grosso, que ocasiona então no paciente, diarreias e placas esbranquiçadas no cólon.

Quais as causas da colite?

Cada tipo pode ter uma causa distinta, contudo, de maneira geral podemos citar infeções, intoxicação alimentar e distúrbios inflamatórios como os causadores mais comuns.

Quais os sintomas da colite?

Os sintomas variam de acordo com cada quadro ou sensibilidade do paciente, todavia, é comum que fezes com sangue, calafrios e diarreia sejam indícios da doença.

Alguns pacientes, podem apresentar febres e dores abdominais também.

Como é o diagnóstico da colite?

A princípio, o diagnóstico requer análise clínica dos sintomas e exame de fezes. Para que o problema seja comprovado, o médico poderá solicitar exames de imagem como a colonoscopia ou a tomografia computadorizada.

A colite tem tratamento?

O tratamento depende da causa da doença, ou seja, por vezes o tratamento é curativo como nos casos de infecção, e em casos é preventivo para que o problema não se manifeste novamente, como o caso de problemas no sistema imunitário.

Geralmente, apenas o uso de medicação é o suficiente para que a doença seja controlada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>