Categorias
Clínica Geral

Varizes nem sempre doem

Varizes são veias que dilatam e o mais comum é que esse problema surja nas pernas e pés, uma vez que a circulação nessas áreas costuma ser prejudicada pelos longos períodos em pé durante o dia. Em alguns casos, a busca por tratamentos é estético, contudo, em outros casos, pacientes podem apresentar dores e desconforto, bem como problemas graves de circulação.

O que causa as varizes?

                Geralmente as varizes são associadas a influências genéticas, contudo, algumas doenças ou problemas de saúde também podem ocasionar as varizes. Dentre os problemas mais comuns é possível citar coágulos sanguíneos, vasos sanguíneos anormais ou tumores (em casos raros)

                Alguns fatores de risco para desenvolver varizes são: gravidez, ser do sexo feminino, passar longos períodos em pé, excesso de peso e idade avançada.

Sintomas das varizes

                As varizes podem ser assintomáticas, isto é, não apresentar nenhum sintoma, bem como podem surgir dores e sensação de peso nas pernas. Alguns pacientes relatam inchaço e coceira no local também.

Qual médico procurar?

                O especialista indicado para diagnosticar e tratar varizes, é o cirurgião vascular. No entanto, é necessário buscar esse profissional logo quando os sintomas começarem a surgir, afim de evitar danos maiores.

Existe tratamento?

                De maneira geral os tratamentos se mostram efetivos, e podem variar desde cuidados diários até intervenções cirúrgicas. É aconselhável que os pacientes comecem a praticar exercícios físicos e evitar o uso de roupas apertadas que comprimem as pernas.

                Em caso de pacientes com sobrepeso, é necessário também regular o mesmo, bem como deve-se evitar ficar longos períodos em uma mesma posição.

                Casos mais graves, podem requerer intervenção cirúrgica, e nesse casos não há regras, cada caso é único e deve ser avaliado por um médico, que irá verificar o melhor método a ser usado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *