Categorias
Urologista

Urologista Infantil: quando procurar um?

O urologista infantil, é o médico responsável por diagnosticar e tratar problemas do trato urinários e dos genitais de ambos os sexos. Esse profissional é apto para atender pacientes que apresentem malformações congênitas ou doenças renais.

                Doenças do trato urinário são aquelas que afetam rins, bexiga, ureteres e/ou a uretra. É importante ressaltar que problemas genitais femininos também podem ser tratados pelo urologista infantil, até a menarca da paciente.

                Um dos problemas mais comuns tratados pelo urologista infantil, é a fimose, sendo que o tratamento é geralmente cirúrgico. É sempre importante levar seu filho a um profissional o quanto antes qualquer anormalidade for descoberta.

A partir de quantos anos pode se consultar com o urologista?

Não há idade para que o paciente possa se consultar com o urologista, isto é, verificada a necessidade, o encaminhamento é feito. Em muitos casos, o próprio pediatra identifica o problema e solicita aos responsáveis que procure pelo especialista.

Precisamos falar sobre enurese noturna!

Sair das fraldas pode ser uma tarefa complicada para algumas crianças, principalmente para a fralda durante o sono, mas até quando o xixi na cama é normal?

As causas desse problema podem ir desde fatores neurológicos e psíquicos até hereditariedade e concentração hormonal baixa.

O urologista infantil também é um dos responsáveis por investigar causas e possíveis tratamentos para esse problema.

Infecções urinárias na infância?

Sim! Desde que nascemos, estamos sujeitos a todos os tipos de problemas de saúde, dentre eles a infecção urinária. Seja pela inexperiência dos pais quanto a higiene da criança, ou problemas de formação no trato urinário, crianças de todas as idades podem ter infeções.

                É importante realizar o acompanhamento com urologistas em caso de infecções de repetição, uma vez que as mesmas podem deixar tecidos cicatriciais no órgão, diminuindo a efetividade do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *