poliúria

Urinar em excesso não é normal

O que é poliúria?

É comum que quando a ingestão de água aumenta, o volume da urina aumente também, porém, a poliúria é uma produção acima de 2,5L por dia, sendo considerada assim o excesso da urina.

A quantidade de água que sai ou permanece no organismo é geralmente filtrada pelos rins, contudo, por vezes, os rins não trabalham como deveriam ou o próprio paciente ingere líquidos em demasia.

É importante dizer o aumento da quantidade de urina, não é a mesma coisa que o aumento da frequência urinária, isto é, a poliúria não afeta a quantidade de idas ao banheiro, mas a quantidade de urina em cada vez.

O que causa a poliúria?

O problema é geralmente associado a diabetes mellitus, contudo, infecções nos rins e lesões no hipotálamo também podem causar o aumento na quantidade de urina.

Como é o diagnóstico da poliúria?

É importante ter em mãos o histórico dos sintomas para que o médico possa avaliar o caso, contudo, o histórico deve conter a quantidade de líquido ingerido pelo paciente, a quantidade de vezes que foi ao banheiro e o volume da micção.

Também é importante avaliar a presença de outras doenças e o uso de drogas lícitas e ilícitas. Algumas vezes o especialista pode solicitar exames laboratoriais para comprovar a doença, em suma, os exames solicitados são de sangue e de imagem (tomografia e ultrassom).

Qual médico procurar?

É comum que as mulheres, procurem um ginecologista quando manifestam os sintomas, contudo, o especialista que trata do sistema urinário de homens e mulheres, é o urologista. Agende uma consulta.

Existe tratamento para a poliúria?

De maneira geral a poliúria é um sintoma e não uma doença, por isso, é necessário tratar a causa do problema, ou seja, controlar a diabetes, tratar infecções nos rins ou até procurar um neurologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>