uretrite

Uretrite pode ser sintoma de DST

Uretrite é a inflamação ou infecção da uretra, a uretra é o canal responsável por levar a urina da bexiga para fora do corpo. O problema é dividido entre gonocócicas e não gonocócicas, sendo que o primeiro é causado por uma bactéria específica, e o segundo, causado por diversos outros fatores e agentes.

O que causa a uretrite?

A causa mais comum do problema é associada a bactérias, porém, essa não é a única causa do problema. Alguns pacientes desenvolvem o quadro de infecção provocado por vírus, geralmente transmitidos sexualmente, dentre os problemas mais comuns que causam a uretrite podemos citar a gonorreia, clamídia, HPV e a herpes.

Casos mais raros podem ocorrer em consequência de um procedimento cirúrgico e por uso de sondas ou outros corpos estranhos na uretra.

Quais os sintomas da uretrite?

Os indícios podem variar ente homens e mulheres, uma vez que os organismos de ambos são diferentes. Mulheres geralmente apresentam dor abdominal, secreção vaginal, dor pélvica e micção frequente, algumas pacientes chegam a relatar febre e queimação ao urinar.

Em homens os sintomas podem surgir durante as relações sexuais, apresentando dor e sangramento. A febre é menos comum nos homens, contudo, ainda há presença de ardência ao urinar.

Qual o tratamento da uretrite?

O tratamento depende da causa, sendo que a maioria das vezes o uso de medicação é o método usado para tratar o problema. Em casos de DST, pode ser necessário um tratamento mais extenso.

Como prevenir a uretrite?

Muitas vezes não há um método comprovado de evitar algumas doenças, contudo, no caso da inflamação da uretra, especialistas dizem que manter uma boa higiene intima e ter relações sexuais com uso de preservativo podem ser o suficiente para evitar o problema.

Qual médico procurar?

É comum que as mulheres, procurem um ginecologista quando manifestam os sintomas, contudo, o especialista que trata do sistema urinário de homens e mulheres, é o urologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>