fobia social

Transtorno de ansiedade social: fobia social

O que é fobia social?

Apresentar timidez, insegurança e até mesmo um pouco de ansiedade, diante de situações atípicas é normal, mas a fobia social vai além disso.

Principalmente em ambientes desconhecidos ou com pessoas novas, é normal que qualquer indivíduo tenha receios e dificuldades, contudo, pacientes com ansiedade social se sentem assim mesmo em ambientes conhecidos ou no meio até de familiares.

A ansiedade social consiste em evitar ao máximo qualquer tipo de ambiente que necessite de interação com outras pessoas, como por exemplo idas a festas ou eventos com muitas pessoas.

O que causa a fobia social?

Assim como a maioria dos problemas de cunho psíquicos, não há causas exatas para o problema, mas há, todavia, fatores que influenciam o surgimento dessas doenças, como por exemplo ambientes de estresse, traumas psicológicos e histórico familiar.

Quais os sintomas da fobia social?

Evitar situações de exposição ou de interação social, por medo do que possa ocorrer, são, no entanto, os indícios mais comum da doença.

Os indícios começam antes mesmo do evento propriamente dito, ou seja, o paciente se sente ansioso mediante alguma situação social. Após o evento, também é possível que o indivíduo repasse a situação procurando falhas em suas interações ou em sua forma de agir.

Pessoas com esse problema tendem a ser muito pessimistas, ou seja, esperam sempre o pior de cada situação.

Alguns sintomas físicos como taquicardias, náuseas, tensão muscular e confusões mentais, também podem surgir.

Como é feito do diagnóstico da fobia social?

O diagnóstico requer um médico especialista, todavia, por se tratar de um problema psiquiátrico não há exames que comprovem a doença.

Existe tratamento para fobia social?

Sim, existe tratamento, e esse consiste no uso de medicação em conjunto com a psicoterapia. Os medicamentos têm o intuito de controlar os sintomas e dar suporte para o paciente até que a psicoterapia (tratamento a longo prazo) faça efeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>