tétano

Tétano: prevenir além da vacina

O que é tétano?

É uma doença bacteriana que acomete o sistema neurológico e que pode ser fatal.

Apesar de haver campanhas de vacinação para o tétano, o problema requer atenção.

Ao contrário do que se diz popularmente, o tétano não é transmitido pela ferrugem de agulhas e pregos, mas sim pela sujeira que eles carregam

Quais as causas do tétano?

A causa é uma bactéria presente principalmente no solo, em poeira ou em fezes de animais, a contaminação ocorre geralmente por pequenos ferimentos na pele do paciente, que entram em contato com a bactéria.

Quais os sintomas do tétano?

Após a infecção, é possível que o paciente leve até três semanas para apresentar sintomas, por isso agende uma consulta.

Quando os sintomas surgem, vem em forma de espasmos e rigidez muscular por diversas partes do corpo, como nuca, maxilar e abdômen.

É possível observar febre, sudorese e batimentos acelerados como indícios dessa doença.

Existe tratamento para o tétano?

Além de limpar a região machucada, o tratamento envolve medicação para controle dos sintomas e para evitar complicações maiores.

Quais as complicações do tétano?

Entre as possíveis complicações, estão a disfunção muscular, problemas de insuficiência cardíaca ou respiratória e ossos fragilizados.

Existe tratamento para o tétano?

Infelizmente sem tratamento, 25% dos pacientes com tétano vem a falecer. O combate ao problema deves ser realizado pelo próprio organismo, em casos de pacientes debilitados imunologicamente, o corpo não reage de maneira curativa.

Existe prevenção para o tétano?

A melhor maneira de prevenir a doença é através da vacinação. O que poucas pessoas sabem, é que após a primeira dose, é necessário tomar a segunda após 10 anos.

Outro método preventivo é sempre limpar bem ferimentos e removes tecidos mortos que fiquem em torno do machucado. A cicatrização do machucado é o único meio de prevenir que o tétano não ente em contato com o corpo do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>