Categorias
Artigos Psiquiatria

TEPT: Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Sofrer um trauma é sempre uma situação difícil. Mas no caso de pessoas com TEPT, o trauma deixa sequelas psicológicas.

O que é Tept?

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio que ocorre após a pessoa ter vivenciado um trauma, podendo ser um assalto, um acidente ou qualquer situação de risco de vida para o indivíduo. O indivíduo então passa a reviver o trauma com as mesmas sensações do momento passado.

É TEPT ou ansiedade?

Apesar de os sintomas serem muito parecidos, pessoas com TEPT possuem um “gatilho” para seus sintomas, ou seja, pessoas ansiosas apresentam sintomas contínuos ou sem motivo aparente, porém pacientes com TEPT desencadeiam os sintomas após um trauma (físico ou psicológico).

Qual a causa?

A causa é algum trauma que o paciente tenha vivenciado.

O trauma pode ter sido físico?

Sim, exemplos são acidentes de carro, assaltos, abusos físicos entre outros.

O trauma pode ter sido, entretanto, de ordem psicológica?

Sim, traumas psíquicos são tão perigosos como os físicos, exemplos de traumas psicológicos são: humilhações, assédios, violência moral entre outros.

Quais os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático?

Os sintomas variam de acordo com o tipo de trauma que o paciente vivenciou, ainda assim, é comum que o indivíduo apresente sudorese, ansiedade, taquicardias, pesadelos, tonturas entre muitos outros.

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com depressão ou síndrome do pânico. Porém, no caso do TEPT, o paciente apresenta os sintomas ao reviver a situação, ou seja, se a causa foi um acidente de carro, o indivíduo pode se sentir ansioso ao entrar em um veículo.

Qual o tratamento?

Cada situação exige um tratamento médico diferente, porém é comum o uso de medicamentos e psicoterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *