pessoa com tendinite

Tendinite: inflamação dos tendões

Entenda a doença:

Há uma fibra de nome “tendão” que liga um músculo a um osso. Essa fibra pode sofrer uma inflamação, assim caracterizando um quadro de tendinite.

Quais os indícios da tendinite?

O principal sintoma costuma ser a dor, entretanto, essa pode evoluir se não tratada. A dor quando evolui, significa um agravamento do quadro inflamatório, que por fim pode causar espasmos, fadiga, sensação de peso e inchaço.

Por se tratar de uma inflamação, os sintomas podem ser mais fortes durante os períodos de frio, uma vez que os tendões se enrijecem com temperaturas mais baixas.

Quais as causas mais comuns?

Ossos e músculos possuem grande força e elasticidade respectivamente, todavia, os tendões são facilmente danificados causando a tendinite.

Em suma, a origem da doença pode ser tanto esforço físico contínuo como falta de alongamento ou qualquer outro esforço que leve os tendões a inflamar.

Como é realizado o diagnóstico da tendinite?

O diagnóstico pode ser realizado tanto no próprio consultório, através de testes de estresse ou até mesmo por análise do histórico e exames de palpação. Todavia, há casos em que o diagnóstico pode ser realizado por exames laboratoriais, como por exemplo um ultrassom ou uma ressonância magnética.

Possui algum tipo de tratamento?

De forma geral o tratamento é feito por medicamentos que irão amenizar a dor e fisioterapia que evitará uma nova inflamação. Porém cada caso é único e deve ser avaliado por um especialista.

Qual médico procurar?

O médico mais indicado para o trato da tendinite, é o ortopedista.

Quem possui tendinite, pode realizar atividade física?

Sim, os exercícios podem até mesmo auxiliar no trato da doença, porém, é necessário um especialista para indicar uma rotina de exercícios que não seja prejudicial a saúde.

Quem sofre desse processo inflamatório, sente muitas dores e um exercício errado pode não só ser doloroso como pode piorar o quadro geral do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>