mulher com crise de esquizofrenia

Sintomas da esquizofrenia

O que é esquizofrenia?

Pessoas com esse problema possuem uma dificuldade em saber o que é real e o que é fruto da própria imaginação, ou seja, por consequência de uma alteração no cérebro, o paciente passa a ter pensamentos abstratos e trata-los como verdade.

A esquizofrenia não é um transtorno de personalidade, mas sim uma doença de cunho crônico. Apesar de poder acometer qualquer idade, a doença é mais comum entre o final da adolescência e o começo da vida adulta.

Tipos de esquizofrenia:

Paranoide: o paciente apresenta alucinações e delírios

Desorganizada/ heberfrência: o paciente manifesta pensamentos ou discursos fora do contexto em que esse está, contudo, geralmente não sai da realidade por completo

Catatônica: caracterizada por alterações de postura, isto é, o paciente permanece em posições anormais por longos períodos e há uma resistência em mudar de posição. O paciente permanece completamente fora da realidade durante as crises.

Simples: nesse caso não há delírios ou alucinações, mas sim uma progressão dos sintomas, ou seja, aos poucos o paciente vai perdendo o contato com a realidade e a capacidade de socializar.

O que causa a esquizofrenia?

Assim como diversas doenças de cunho neurológico e psiquiátricos, são se sabe ao certo as causas dessa doença.

Quais são os sintomas da esquizofrenia?

Delírios:

Delírios são caracterizados por uma dissociação entre a realidade e o imaginário, ou seja, a pessoa passa a não mais divergir o mundo real daquele que ela teoriza. Um exemplo de delírio é quando o paciente acredita estar sendo perseguido ou sendo controlado por outras pessoas.

Alucinações:

Diferente dos delírios, nas alucinações, os pacientes veem e ouvem coisas que estão fora da realidade. Indivíduo que apresentem alucinações, no entanto, conversam com as vozes que ouvem e interagem com os cenários que veem, mesmo estes não existindo fora da mente do paciente.

Pensamento desorganizado:

É comum também, a dificuldade em formular frases e em comunicar-se, isto é, o paciente por estar fora da realidade, não consegue manter uma linha de raciocínio e consequentemente uma interação social efetiva.

Outros sintomas:

Alguns outros indícios também podem ser notados em pacientes esquizofrênicos, como por exemplo irritabilidade, humor depressivo, dificuldade em concentração, fala monótona, isolamento social e incapacidade de sentir prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>