alergia respiratória

Sintomas da alergia respiratória

O que é a alergia respiratória?

Alergias são reações exageradas do corpo, quando em reação com algum componente inofensivo a maioria das outras pessoas, ou seja, poeira, alguns alimentos e ácaros, são de maneira geral inofensivos a saúde, contudo, para pacientes alérgicos, esses componentes desencadeiam uma série de sintomas adversos no paciente.

Em se tratando de alergias respiratórias, os principais causadores são aqueles que estão presentes no ar, ou que tenham fácil acesso ás vias respiratórias do paciente como é o caso dos ácaros presentes em travesseiros e cobertas.

Fungos e bactérias circulam pelo ar facilmente, todavia, nem todos são prejudiciais à saúde da grande maioria das pessoas, mas que podem causar reações adversas em pacientes alérgicos.

Pólen e pelos de animais também são causadores de reações adversas que acometam o sistema respiratório.

Quais os sintomas da alergia respiratória?

Os sintomas são facilmente confundidos com uma gripe ou um resfriado, pois são eles a obstrução nasal, espirros, coriza, dificuldade de ouvir (por conta de secreção) e falta de ar.

Por conta do acúmulo de secreção, é possível que o paciente apresente dores de cabeça, irritabilidade e perda de apetite.

Alguns pacientes, no entanto, podem apresentar a tosse como único sintoma da crise alérgica.

Existe tratamento para alergia respiratória?

Sim, e o tratamento consiste tanto em evitar novas crises, como em controlar alguma que já esteja ocorrendo.

O tratamento pode ser por meio de aplicações injetáveis ou medicação oral. Durante as crises é importante controlar os sintomas e evitar assim que a secreção cause problemas maiores ao paciente.

É importante consultar-se com um médico alergista para que cada caso seja avaliado e seja prescrito então o tratamento mais efetivo. Jamais siga tratamentos de outras pessoas ou se automedique. Crises alérgicas são sérias e possivelmente fatais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>