Categorias
Artigos Psiquiatria

Síndrome do Pânico, quais os sintomas?

Sentir medo em uma situação de risco é normal e até mesmo essencial. Porém sentir-se inseguro no dia a dia pode ser um indício de algum transtorno mental.

O que é síndrome do pânico?

É um transtorno mental em que o indivíduo se sente ansioso e com medo mesmo que não esteja em situação de risco. Entretanto, as crises podem durar minutos, dias ou meses e acontecem sem explicação aparente.

Uma vez que o paciente é diagnosticado com pânico, é comum que outras doenças como depressão e ansiedade apareçam em conjunto. É necessário, portanto, realizar tratamentos como psicoterapia afim de amenizar os efeitos da doença.

Possui alguma causa conhecida?

Estudos vem sendo realizados a respeito de possíveis fontes como predisposição genética ou ambientes de estresse. Porém, não há uma causa conhecida.

Assim como outros transtornos mentais, o pânico pode atingir qualquer idade a qualquer momento, todavia, diferente de doenças fisiológicas, não há fatores de risco para se desenvolver a síndrome do pânico.

Quais são os sintomas que a síndrome do pânico apresenta?

Entre os sintomas mais comuns estão: medo, sensação de estar perto de morrer, de enlouquecer ou de perder a razão.

Porém, sintomas físicos como taquicardia, palpitações, dor, pressão no peito, falta de ar, sensação de sufocamento, tonturas e vertigens também podem surgir.

É possível que o paciente apresente náuseas e vômitos, sensação de frio ou calor intenso, sudorese e tremores (característicos do medo e da liberação de adrenalina).

É comum ter depressão ao mesmo tempo que síndrome do pânico?

Sim, doenças psicológicas costumam se sintomatizar, portanto é comum que pessoas com um quadro psicológico afetado, apresente mais doenças.

Como é feito o tratamento para síndrome do pânico?

De forma geral, a psicoterapia e o uso de medicamentos antidepressivos, são os métodos mais utilizados.

Realizar exercícios pode ajudar no tratamento?

Sim! Assim como diversas doenças psicológicas, ter um hobby e manter o corpo ativo, podem estimular a mente a trabalhar de forma mais saudável. A prática esportiva é um ótimo método para auxiliar o tratamento de diversas doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *