síndrome de cushing

Síndrome de Cushing

O que é a síndrome de cushing?

Há no corpo diversos hormônios que mantém o corpo funcionando adequadamente, dente tantos hormônios, temos o chamado cortisol.

O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, e mesmo sendo benéfico para o corpo, em muitos casos pode causar o aumento de gordura corporal e a perda de massa muscular, sendo assim visto como algo maléfico para o organismo.

A síndrome é, portanto, o nível elevado de cortisol.

O que causa a síndrome de Cushing?

O cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais, e estes são também os responsáveis pelos altos níveis do hormônio. Todavia, há casos em que o problema surge como uma decorrência do uso excessivo de medicamentos corticoides.

Quais são os sintomas da síndrome de Cushing?

Os sinais são muito relativos a cada caso, contudo, na maioria das vezes a obesidade ocorre em pacientes com o problema. Indícios que podem ou não surgir são de cunho cutâneos, ou seja, que acometem a pele, exemplos são acne e estrias.

Em mulheres é possível que a paciente apresente desregulação na menstruação e pelos no rosto (hirsutismo).

Em homens, no entanto, é frequente que haja uma diminuição da libido e disfunção erétil.

Como é feito o diagnóstico da síndrome de Cushing?

Por se tratar de uma deficiência hormonal, não há exames físicos que comprovem a doença, contudo, exames de sangue e urina são suficientes para realizar o diagnóstico

Existe tratamento para a síndrome de Cushing?

Infelizmente não há cura, mas sim um controle do problema.

Como conviver com a síndrome de Cushing?

Conviver com qualquer doença significa mudar hábitos antigos e criar novos. Nesses casos as primeiras mudanças devem ser em comportamentos alimentares, ou seja, manter uma dieta saudável e balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>