Categorias
Artigos Otorrino

Rouquidão pode ser laringite

Na maioria das vezes, a inflamação da laringe, a chamada laringite, surge rapidamente e não persiste por mais do que 15 dias

O que é laringite?

A laringe é uma cavidade de parede membranosa e cartilaginosa, que abriga as cordas vocais, e o problema ocorre quando essa cavidade sofre uma inflamação.

Na maioria das vezes, a inflamação surge rapidamente e não persiste por mais do que 15 dias, todavia, há casos crônicos que podem perdurar por mais tempo e requerem maior atenção.

O que causa a laringite?

A maioria dos casos ocorre por uma infecção viral ou por forçar demais a voz. O som é produzido com o abrir e fechar suave das cordas vocais, contudo, quando essas se inflamam, podem apresentar inchaço, provocando assim a distorção dos sons.

Os casos crônicos, no entanto, podem ser causados por refluxo gástrico, sinusite crônica e excesso de álcool ou tabaco.

Quais os sintomas da laringite?

Geralmente os sintomas são os de uma dor de garganta comum, sendo que pode ou não, incluir febre. A rouquidão é em suma o indício mais característico do problema.

Como ocorre o diagnóstico da laringite?

O diagnóstico requer um profissional qualificado, que durante a consulta poderá realizar exame físico para verificar a presença da laringite. Agende uma consulta.

É possível também que o médico realize exame de videolaringoscopia, que consiste em introduzir uma pequena câmera até a laringe, para que possa detectar nódulos e pólipos no local.

Existe tratamento para laringite?

Sim, existe tratamento e de maneira geral consiste em medicação e cuidados pessoais. É possível que o médico receite medicamentos para dor e antibióticos, todavia, é necessário descansar a voz e ingerir bastante água. Durante o tratamento é necessário não fumar e manter o ambiente úmido com vaporizadores ou bacias de água.

Há um meio de prevenir a laringite?

Sim, contudo, consistem em mudanças de hábitos diários como por exemplo deixar de fumar e não ingerir álcool em excesso. Em casos de pacientes que já sejam adeptos desse estilo de vida, pode ser necessário ingerir mais água e manter a região sempre úmida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *