Categorias
Artigos Otorrino

Ronco: todos merecem dormir

Conviver com alguém que ronca, significa muitas vezes, não ter uma boa noite de sono. Entenda mais sobre esse barulho e como faze-lo parar.

O que é o ronco?

Conhecemos como ronco, o “barulho” emitido durante o sono. O ronco passa, no entanto, a ser um problema real quando o barulho é intenso, recorrente ou seguido de apneia.

Apesar de o paciente conseguir dormir normalmente com o seu próprio ronco, geralmente o parceiro ou pessoas que durmam próximas ao indivíduo tem seu sono prejudicado por conta do barulho alto.

Os ruídos do ronco ocorrem quando a passagem de ar é dificultada por estreitamentos presentes na via aérea respiratória. O som em si, não traz problemas ao paciente, mas é preciso investigar sua causa e descartar a presença de apneia do sono (parada respiratória curta durante o sono).

Você sabia? homens roncam mais do que mulheres

Quais os sintomas?

O sintoma mais fácil de se identificar é o som produzido ao dormir (percebido geralmente por pessoas que durmam próximas ao paciente).

Todavia, quando a apneia está associada ao ronco, pode haver sintomas como engasgos, dores de cabeça, irritabilidadefadiga e cansaço mesmo após dormir por horas seguidas.

O que causa o ronco?

O ronco pode ocorrer devido a flacidezdos músculos da garganta, ou por estreitamentos nas vias respiratórias, causados por língua volumosa, alterações esqueléticas faciais,  desvio de septoamígdalas ou adenóides aumentadas, rinitessinusites ou até mesmo como uma resposta do corpo ao envelhecer.

Assim como quase todas as doenças, há fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver o ronco, dentre elas é comum a obesidade, o refluxo, ingestão de certos medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicastabagismo.

Tratamentos:

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente de acordo com as alterações encontradas na avaliação do médico otorrino. De forma geral, após a realização do exame de Polissonografia para descartar a presença de Apneia do Sono associada, as principais opções de  tratamento consistem em medidas gerais como redução de peso, parar de fumar e fazer exercícios físicos, a utilização de Aparelho Intra-oral para corrigir a posição da língua, além das diversas modalidades de cirurgias envolvidas nesse tratamento.

Qual o especialista que devo procurar?

otorrino é o especialista indicado para avaliar e tratar esse problema de saúde tão comum em nosso meio. E lembre-se, roncar não é normal e existe tratamento seguro e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *