Categorias
Nutrição

Raquitismo: como é o tratamento?

O Raquitismo é um problema que atinge o desenvolvimento pleno de ossos em crianças, ou o enfraquecimento do mesmo em adultos.

O que é raquitismo?

O Raquitismo é um problema que atinge o desenvolvimento pleno de ossos em crianças, ou o enfraquecimento do mesmo em adultos.

O problema surge em decorrência da falta de vitamina D e cálcio, que são sobretudo, essenciais para o corpo humano.

O que causa o Raquitismo?

A principal causa é a pouca exposição solar e baixa ingestão de alimentos com vitamina D e cálcio, contudo, existem casos raros onde o raquitismo é hereditário, ou seja, a criança já nasce com alguma deficiência em sintetizar os nutrientes e proteínas necessários.

Quais são os sintomas do raquitismo?

Os sintomas são geralmente o atraso no crescimento e a fraqueza muscular. Em suma, esse problema afeta o dia a dia do paciente, por isso requer uma atenção especial.

Qual especialista procurar?

Em casos que o raquitismo não seja hereditário, o nutricionista pode auxiliar pacientes portadores de raquitismo, quer o paciente seja adulto ou quer seja criança.

Como ocorre o tratamento do raquitismo?

A reposição de vitaminas é um método mais indicado para casos leves, sendo que pode ser feita por meio de uma alimentação balanceada e controlada, por meio de suplementos vitamínicos ou eventualmente até por meio injeções de vitamina D (método pouco usado).

A vitamina D necessita, no entanto, de sol para ser absorvida. A absorção requer exposição solar com proteção. Tomar sol pela janela do carro não é o suficiente, é necessário proteger o corpo com filtro solar e sair de casa.

Em uma consulta com a nutricionista, é possível encontrar uma dieta eficaz para tratar desse problema.

Contudo, é comum que pacientes nutricionais se dirijam ao médico apenas uma vez e sigam então a mesma dieta por longos períodos, o que na verdade é uma conduta errônea. A dieta prescrita por um especialista deve ser revisada com o tempo, pois o corpo está em constante mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *