criança com paralisia devido poliomielite

Poliomielite, paralisia infantil

O que é poliomielite?

Também chamada de paralisia infantil, é uma doença ocasionada por um vírus, que origina uma paralisia parcial ou total do paciente.

Apesar do nome popular, o problema pode acometer qualquer idade. De maneira geral a doença está erradicado por conta das fortes campanhas de vacinação, contudo, novas ondas de grupos contra a vacinação, fazem com que o problema necessite de atenção novamente.

Quais as causas da poliomielite?

A causa da doença é o poliovírus que pode, no entanto, ser contraído por contato com a pessoa contaminada ou até mesmo pelo ar. Água e alimentos contaminados também podem ser transmissores do problema.

O vírus entra no corpo por meio da boca ou do nariz, e assim se multiplica pela garganta e todo o trato intestinal. Uma vez que a proliferação atinge a corrente sanguínea, o problema pode facilmente ir para o sistema nervoso, causando assim a paralisia do corpo.

Quais os sintomas da poliomielite?

Os sintomas se parecem muito com o de uma gripe, ou seja, febre, garganta inflamada, dores de cabeça e fadiga, por isso ressaltamos a importância de ir ao médico.

Em casos que a doença já atingiu o sistema nervoso, portanto um quadro mais avançado, o paciente pode apresentar fraqueza muscular, perda de reflexos e até mesmo dores.

A poliomielite tem cura?

Dependendo do quanto o vírus se proliferou e do local atingido, é possível que haja a cura do paciente, todavia, em casos que o problema se instaurou na medula espinhal ou no cérebro, há grandes chances de que o paciente fique com sequelas (paralisia parcial ou total).

Há um meio de prevenir a poliomielite?

Sim, depois das campanhas de vacinação, a chamada “gotinha”, os casos já caíram quase 99% no Brasil.

Apesar de as vacinas serem usadas a anos como método de prevenção, nos dias de hoje muitas pessoas estão deixando de vacinar seus filhos, portanto, é necessário ficar atento para que a doença não volte a ocorrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>