homem com pneumonia

Pneumonia ou resfriado?

O que é Pneumonia?

A pneumonia é uma infecção pulmonar que surge por consequência da irritação dos alvéolos pulmonares.

Apesar de não ser uma doença própria da geriatria, é necessária uma atenção especial para a população idosa, ao passo que o envelhecimento é um fator de risco para a doença.

Quais são os sintomas da pneumonia?

Os sintomas se parecem com os de uma gripe forte, porém, em uma pneumonia, a evolução da doença, de forma geral acontece mais rapidamente.

Em outras palavras, secreção, febre alta, tosse, mal-estar e falta de ar são comuns em pacientes com essa doença.

Mas é uma pneumonia ou uma gripe?

Apesar de serem facilmente confundidas, há diferenças nos sintomas, de maneira que é comum que quadros de pneumológicos apresentem febre acima de 38°C e resfriados não. Do mesmo modo, outra diferença importante e que é facilmente notada, é a mucosa na tosse, por vezes resfriados possuem tosse seca e pneumonias apresentam mucosa de cor verde-amarelada.

Como a pneumonia é um quadro mais avançado e grave, sintomas como dor no tórax ou mal-estar acima do normal, também podem surgir.

Quais as possíveis causas?

As causas podem ser bactérias, vírus, fungos, substâncias inorgânicas e até por reações alérgicas.

A forma mais comum é provocada por bactérias, que se infiltram nos alvéolos pulmonares. A doença pode acometer apenas um dos pulmões ou ambos.  

O tabagismo é um agente causador comum de pneumonias. Mas, estar exposto a ar-condicionado constantemente, vem se mostrando um possível fator que contribui para o surgimento da doença.

Como é o diagnóstico?

Por se tratar de uma doença pulmonar, geralmente o diagnóstico é feito com exame de raio X dos pulmões.

Tratamentos para pneumonia:

Os tratamentos geralmente envolvem medicamentos (antibióticos e corticoides), porém em casos de pneumonia avançados é possível que o paciente precise ficar internado, recebendo medicamentos intravenosos e sob supervisão de médicos e enfermeiros.

É possível prevenir a pneumonia?

Assim como gripes, a doença também pode ser prevenida com vacinas e com higiene adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>