O que é pericardite?
O pericárdio é uma bolsa que envolve o coração, essa bolsa é formada por duas estruturas, uma é fibrosa e a outra é serosa. A função dessa bolsa é garantir que o coração são encha acima da sua capacidade. Quando o pericárdio sofre uma inflamação, temos então a pericardite.
O problema pode ser agudo ou crônico, sendo que o primeiro caso é caracterizado por uma inflamação súbita que perdura por aproximadamente 3 semanas. O segundo caso, no entanto, o processo ocorre por um período maior e é gradual.
O que causa a pericardite?
No caso da doença classificada como idiopática (aproximadamente 90% dos casos agudos), não há uma causa conhecida. Todavia, outras vezes a causa pode ser uma infecção por vírus (inclusive o da gripe), fungos ou bactérias.
Doenças autoimunes e insuficiência renal crônica, também pode ser causadores do problema, mas não só isso como tuberculose e febre reumática.
Todavia, algumas medicações podem ter a inflamação do pericárdio com um efeito colateral.
Quais os sintomas da pericardite?
Por se tratar de uma inflamação, é comum que o paciente apresente indícios como febre e ansiedade, todavia, dor no peito e dificuldade de respirar, são características comuns da doença.
Por se tratar de um problema no coração, o paciente também pode apresentar cansaço e inchaço na barriga, nas pernas e até nos pés.
Como é feito o diagnóstico da pericardite?
O diagnóstico requer uma série de exames para que se comprove a inflamação. Dentre os exames que o cardiologista pode solicitar estão a ressonância magnética, radiografia do tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma e hemograma completo.
Existe tratamento para a pericardite?
Geralmente em casos mais leves, apenas o uso de medicação é o suficiente para que o problema seja tratado, porém, em casos mais graves a internação se faz necessária e o paciente é submetido a tratamentos mais fortes.
Não existe, no entanto, uma maneira de prevenir esse tipo de inflamação.