O que é Parkinson?
O parkinson é uma doença do sistema neurológico que afeta a coordenação motora. Os sintomas começam de maneira mais leve e se intensificam com o tempo.
Pesquisas recentes, vem mostrando que apesar de a doença poder acometer qualquer sexo e idade, homens idosos apresentam números relevantes de casos a mais que mulheres da mesma idade.
É importante lembrar que apesar de ser popularmente caracterizada pela dificuldade motora, a doença pode acometer outras funções do corpo como o olfato, a cognição ou até mesmo o comportamento.
Os sintomas do parkinson vão além de tremores?
O primeiro sintoma é a dificuldade motora fina, causada por tremores e espasmos musculares. Com a evolução da doença o paciente tem dificuldade em se equilibrar, problemas de constipação e passa a ter pouca expressão facial.
O que causa o parkinson?
As causas são desconhecidas, mas há estudos que a decorrência de exposição a herbicidas e pesticidas podem ser fatores de risco. A doença acomete principalmente pessoas idosas.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico requer exames clínicos e possivelmente análises de funções neurológicas, uma vez que não há um exame específico que identifique a doença.
Qual médico procurar para tratar o parkinson?
O médico mais indicado para tratar pessoas com parkinson é o neurologista.
O parkinson tem tratamento?
Não há cura para o Parkinson, entretanto há tratamentos medicamentosos ou cirurgias que podem retardar a evolução da doença.
A fisioterapia é também de extrema importância para pacientes com parkinson.
Convivendo com a doença
Logo no início da doença o paciente consegue manter uma vida normal dentro obviamente, das limitações que vão surgindo. Todavia, com a evolução dos sintomas, o paciente pode ficar cada vez mais dependente de ajuda externa.
Nos dias de hoje, com os avanços da medicina, é possível retardar o surgimento consideravelmente, propiciando uma qualidade de vida melhor ao paciente.