Categorias
Fisiatria

Paralisia muscular

A paralisia muscular é quando um grupo de músculos se contrai involuntariamente, ocasionando assim a incapacidade ou redução de movimento do músculo atingido

O que é paralisia muscular?

A paralisia muscular é quando um grupo de músculos se contrai involuntariamente, ocasionando assim a incapacidade ou redução de movimento do músculo atingido. O problema é geralmente associado a doenças neurológicas.

A paralisia pode ser dividida em dois grupos, e são eles parcial e total. A parcial, como o próprio nome sugere, afeta apenas uma parte ou um lado do corpo, sendo assim, é comumente associada a derrames ou lesões raquimedulares.

Os casos de paralisia total, no entanto, são decorrência de lesão medular grave ou lesões completas da coluna. Esses casos também podem ser chamados de tetraplegia, quando os 4 membros do paciente são afetados.

Quais as causas da paralisia muscular?

De maneira geral, há dois grupos de doenças que levam pacientes a esses problemas, doenças do sistema nervoso ou doenças musculares.

Alguns exemplos de doenças do sistema nervoso são: esclerose lateral, avc, lesão medular e paralisia de Bell.

As doenças musculares, no entanto, são: miopatia, distrofia e poliomiosite.

Existe tratamento para a paralisia muscular?

Existe tratamento, porém, em muitos casos não é curativo, e sim utilizado para controle dos sintomas. Há diversas opções de tratamento, no entanto, o método escolhido requer uma análise clínica do quadro do paciente.

Apesar de diversos médicos serem aptos para diagnosticar e tratar a doença, porém, a medicina fisiatra vem se mostrando muito efetiva para pacientes com problemas de mobilidade.

O tratamento pode variar desde medicamentos e cirurgias até sessões de fisioterapia e hidroterapia, contudo, a aplicação de TOXÍNA BOTULÍNCA é um dos métodos mais utilizados nos dias de hoje, por se mostrar efetivo e prático.

Saiba mais sobre a aplicação terapêutica da toxina botulínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *