pancreatite

Pancreatite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

O que é pancreatite?

O pâncreas é uma fica localizado na parte superior do abdômen e é responsável por produzir hormônios, uma vez que esse órgão se inflama, temos a pancreatite.

O problema pode surgir de forma aguda ou crônica, todavia, casos leves geralmente desaparecem rapidamente.

Casos que são agudos no entanto surgem de forma repentina e necessitam de tratamento adequado.

O que causa a pancreatite?

É no pâncreas que nascem algumas das enzimas que ajudam na digestão dentro do intestino delgado, contudo, essas enzimas permanecem inativas até que passem pelos dutos pancreáticos. A inflamação ocorre quando essas enzimas são ativadas ainda dentro do pâncreas, causando danos ao órgão.

Assim como diversas doenças há fatores de risco que aumentam as chances de o paciente desenvolver o problema, e são eles o alcoolismo, triglicérides altos e hipercalcemia.

Quais são os sintomas mais comuns da pancreatite?

Os sintomas são facilmente ignorados ou confundidos com outras doenças, contudo, cada paciente pode apresentar uma variação de caso para caso. Os indícios mais comuns são dores abdominais, náuseas, vômito e febre.

Como a pancreatite é diagnosticada?

Há uma série de exames que diagnosticam essa doença, dentre eles no entanto, os mais comuns são o exame de sangue, ultrassonografia, tomografia e ressonância. É necessário um médico especializado para diagnosticar a doença.

O médico gastroenterologista (também chamado de “gastro”), é o especialista responsável por tratar o problema.

Existe tratamento para pancreatite?

Sim, mas de maneira geral requer que o paciente permaneça hospitalizado. O tratamento pode variar desde medicação até a necessidade de intervenção cirúrgica.

É possível prevenir a pancreatite?

Não há um método científico de prevenir a inflamação do pâncreas. Todavia, médicos afirmam que manter uma alimentação saudável, ingerir água em quantidade adequada e realizar exercícios físicos podem prevenir diversas doenças, assim como a pancreatite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>