Medico enfaixando a mão de um paciente

O que é dedo em gatilho?

O que é dedo em gatilho?

O dedo em gatilho é a inflamação do tendão, responsável pelo dedo dobrar, portanto, essa inflamação faz com que o dedo em questão permaneça constantemente dobrado. Caso o paciente tente abrir é possível sentir dor ou não.

A inflamação crônica, contudo, pode ocasionar a formação de um nódulo na base do dedo.

O dedo anelar, o dedo médio e o polegar, são em suma os mais atingidos, sendo que mulheres de meia idade também são as que mais sofrem com o problema.

Quais são os sintomas?

Os sintomas incluem dor na palma da mão ou base dos dedos, enrijecimento do músculo e possivelmente o inchaço do dedo também ocorra. Além disso, como o próprio nome sugere, ouvir um barulho como de um gatilho ao dobar o dedo ou esticar, é o principal sintoma.

Quais as causas do dedo em gatilho?

Causas frequentes são a realização de atividade de repetição, diabetes descontrolada e doenças reumáticas, contudo, na grande maioria dos casos não há uma causa conhecida.

Existe também o caso congênito, ou seja, que já nasce com a criança, nesses casos o especialista avaliará o quadro da criança para indicar o melhor tratamento.

Como é feito o diagnóstico desse problema?

O diagnóstico é realizado através de análise clínica, portanto, é necessário um especialista qualificado para o diagnóstico

Qual especialista procurar?

O especialista mais indicado para tratar do dedo em gatilho, é o ortopedista

Como é feito o tratamento para o dedo em gatilho?

De maneira geral, o ortopedista avalia cada caso e prescreve um tratamento diferente. Mas apesar de cada caso ser único, repouso, uso de tala e compressas são os métodos comuns.

Todavia, em casos graves pode haver necessidade de cirurgia, que é realizada com anestesia geral. A recuperação apesar de rápida requer uma volta gradativa das atividades do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>