Miomas

Miomas uterinos: São todos iguais?

O que é mioma uterino?

Mioma é o nome simplificado de tumores benignos (não cancerígenos). Esses tumores costumam ser pequenos e atingir cerca de 50% das mulheres entre 30 e 50 anos. Por ser benignos, geralmente não trazem risco a saúde da mulher.

Toda mulher tem em seu útero um tecido muscular liso chamado miométrio, contudo, quando uma célula desse tecido se divide de maneira desenfreada ou desordenada, nascem os pequenos miomas.

Em suma, o problema varia de um organismo para o outro, há casos em que o tumor cresce rapidamente e há vezes que o processo é lento ou estagnado.

Quais os tipos de miomas?

Miomas Suberosos:

Localizados na parte mais externa no útero, é comum que cresçam “para fora”. No entanto, por conta de sua localização pode causar desconforto na mulher, mas o ciclo menstrual não é afetado.

Miomas Pediculados:

Conectados a superfície uterina, esse tipo de mioma não costuma apresentar sintomas, mas requerem uma atenção especial, uma vez que pode repentinamente causar dor aguda e assim ser necessária cirurgia emergencial de remoção.

Miomas Intramurais:

Localizados no interior da parede do útero, fazem com que esse se expanda, causando assim o aumento do órgão. Apesar de ser o tipo mais comum, também requer atenção por causar dor, sensação de peso e aumento do fluxo menstrual.

Miomas Submucosos:

Crescem na parte mais profunda do útero, apesar de serem pouco comuns causam períodos menstruais longos e intensos.

Miomas intracavitários:

Localizados no interior do útero, esse tipo de mioma costuma gerar pequenos sangramentos entre os períodos menstruais e cólicas.

Como é feito o diagnóstico do mioma?

Após consulta com um ginecologista e análise clínica dos sintomas, é necessário exame laboratorial para comprovar a existência do mioma e seu tipo. O exame mais comum, no entanto, é o ultrassom transvaginal.

Existe tratamento para mioma uterino?

Sim, e consiste no uso de medicação hormonal, mas em casos mais graves pode ser necessário cirurgia. O tratamento geralmente é efetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>