bebê com marasmo e desnutrição

Marasmo: desnutrição infantil

O que é marasmo?

Marasmo é nome designado a um dos vários tipos de desnutrição energética-proteica, que causa de forma geral, uma grande perda muscular e de gordura. Uma das consequências do marasmo é a dificuldade de crescimento.

Explicando melhor, o corpo humano necessita de carboidratos e gordura para funcionar e manter seus níveis de energia adequadamente, contudo, em pacientes com Marasmo, o corpo possui uma quantidade insuficiente desses componentes, levando assim o organismo a retirar energia de outras partes, como da gordura e dos músculos.

Sintomas da desnutrição:

Os sintomas são muito característicos e costumam ser físicos, como por exemplo uma fraqueza muscular, um crescimento desacelerado e o peso muito abaixo do adequado para a idade. Contudo, tontura, fome constante e mal humor, também são sintomas comuns a pacientes com esse problema.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado a partir de avaliação clínica do paciente. Durante a consulta o médico também poderá medir o IMC, perímetro da cabeça e dos braços, além de dobras cutâneas.

Como é feito o tratamento do marasmo?

O tratamento requer acompanhamento nutricional, afim de garantir ao paciente uma dieta específica para cada caso e para que o corpo possa receber a quantidade adequada de nutrientes e assim não necessite retirar energia de outros componentes do organismo.

De maneira geral em casos mais leves apenas a reeducação alimentar é o suficiente.

É comum que a doença ocorra ainda antes do primeiro ano de vida da criança, o que dificulta o tratamento uma vez que o paciente ainda não foi introduzido a alimentação sólida. Nesses casos o nutricionista irá verificar o caso e encontrar uma melhor solução, podendo valer-se de suplementos vitamínicos por exemplo.

Um dos erros mais comuns no entanto, é consultar-se uma única vez e seguir então a dieta por longos períodos. Converse com seu médico ao final da consulta, e pergunte sobre o retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>