O que é hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é a falta de hormônios da tireoide, isto é, o corpo não produz hormônios suficientes para manter o corpo em ordem. As mulheres são consideravelmente mais atingidas pela doença.
O hormônio da tireoide é o responsável por garantir que todo o metabolismo do corpo humano funcione de maneira correta, e sua principal característica é a de garantir o armazenamento adequado de energia.
O que causa o hipotireoidismo?
Geralmente, a causa do hipotireoidismo está associada a doença autoimune chamada Tireoidite de Hashimoto, mas há fatores de risco para se desenvolver o problema.
Fatores de risco são condições que facilitam o surgimento de doenças, no entanto, para o caso do hipotireoidismo, os fatores são a idade acima de 60 anos, ter histórico familiar da doença, passar por sessões de radioterapia ou estar gestante/lactante.
Há também o congênito, que surge desde o nascimento, entretanto o chamado “teste do pezinho” detecta esse problema logo nos primeiros dias de vida da criança.
Quais são os do hipotireoidismo?
De forma geral os sintomas são facilmente ignorados ou associados a outras doenças. Fadiga, prisão de ventre, rouquidão, colesterol alto e depressão são indícios comuns do hipotireoidismo.
Contudo, o sintoma que geralmente as mulheres percebem com mais facilidade, é o ganho de peso sem explicação e o inchaço.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico requer exame laboratorial para que se comprove a doença o exame geralmente é um hemograma.
Qual médico procurar para tratar o hipotireoidismo?
Por se tratar de uma doença de cunho hormonal, o endocrinologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e medicar os pacientes.
Existe algum tratamento para o hipotireoidismo?
Sim, hoje em dia, cada vez mais a medicina tem avançado e ajudado diversos pacientes. A reposição hormonal por meio de medicação é o método mais utilizado, contudo é certamente necessário um especialista qualificado para indicar um tratamento efetivo.