hematoma subdural

Hematoma Subdural tem cura?

O que é um hematoma subdural?

Há um espaço entre o encéfalo e o crânio, quando esse espaço fica com sangue, temos o hematoma subdural, o problema é geralmente associado a traumas na cabeça, por isso, procure um médico quando bater a cabeça.

O trauma pode ser sido grave ou leve, porém, ambos requerem atenção pois o problema pode ser fatal.

O que causa um hematoma subdural?

Como dito, as causas são traumas na cabeça, dentre tantas situações que podem ocasionar o trauma, é possível citar acidentes de carro, golpes na cabeça e quedas, por vezes até mesmo de baixas alturas. Em alguns casos mais raros podem ser uma consequência de punção lombar.

Quais os sintomas do hematoma subdural?

Os sintomas podem surgir na hora do trauma ou algum tempo depois. Alguns pacientes podem entrar em coma antes mesmo de conseguir procurar ajuda ou que o socorro chegue. Em casos menos graves, no entanto, o paciente pode demorar dias para apresentar os sintomas.

Dentre os indícios mais comuns, estão a dor de cabeça, confusão mental, tonturas e sonolência. Alguns pacientes relatam dificuldade em falar e enxergar, porém, cada caso é único e os sintomas variam de acordo com o trauma, idade do paciente e etc.

Como diagnosticar um hematoma subdural?

O diagnóstico requer exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética. Alguns especialistas costumam solicitar um hemograma para compreender melhor o quadro geral do paciente.

É sempre necessário realizar exames de pressão arterial e frequência cardíaca.

Hematoma subdural tem tratamento?

Em casos mais leves, não há tratamento, apenas acompanhamento do quadro do paciente, contudo, em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia para reduzir a pressão dentro do cérebro.

Quando ocorre a perda de memória, dificuldade na fala ou desmaios, pode haver necessidade de tratamentos para sequelas, envolvendo outros especialistas como psiquiatras e neurologistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>