Glomerulonefrite

Glomerulonefrite: parece infecção de urina mas não é

O que é Glomerulonefrite?

Há nos rins, uma estrutura chamada glomérulo, que age de maneira a filtrar o sangue e formar a urina, quando essa estrutura se inflama, temos a Glomerulonefrite.  Os glomérulos são responsáveis por retirar substancias do sangue e transformá-las em urina.

O que causa a Glomerulonefrite?

O problema pode surgir após uma infecção bacteriana, geralmente na garganta, isto é, há uma produção de anticorpos que podem se instalar no glomérulo e causar a inflamação do mesmo. Alguns pacientes com problemas cardíacos, principalmente os bacterianos, também podem apresentar quadros do problema.

Infecções virais como as da hepatite ou do HPV, eventualmente também podem causar a Glomerulonefrite. Algumas doenças como lúpus, nefropatia e a síndrome de goodpasture, também podem causar a doença.

Problemas como hipertensão e doença renal diabética são possíveis causas.

Quais os sintomas da Glomerulonefrite?

Urinar com cor diferente ou com espuma, é o principal indício do problema, contudo é possível que haja presença de inchaço em diferentes partes do corpo e de fadiga.

Como ocorre o diagnóstico da Glomerulonefrite?

O diagnóstico requer uma análise clinica dos sintomas e alguns exames laboratoriais, sendo que a maioria das vezes os exames solicitados são de urina, sangue e radiografias. Pode haver necessidade de realizar biópsia do tecido do rim para confirmar o diagnóstico.

Existe tratamento para Glomerulonefrite?

Sim, e de maneira geral consiste em proteger os rins de futuros danos. Em muitos casos, somente o uso de medicação é o suficiente para que a inflamação desapareça e consequentemente o problema deixe de existir.

Qual médico procurar?

É comum que as mulheres, procurem um ginecologista quando manifestam os sintomas, contudo, o especialista que trata do sistema urinário de homens e mulheres, é o urologista. Agende uma consulta.

Como prevenir o problema?

Assim como diversas doenças, ingerir água em quantidade adequada, manter uma rotina de exercícios e não fumar ou ingerir álcool em demasia são meios de prevenir que a Glomerulonefrite ocorra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>