O que é Glomerulonefrite?
Há nos rins, uma estrutura chamada glomérulo, que age de maneira a filtrar o sangue e formar a urina, quando essa estrutura se inflama, temos a Glomerulonefrite. Os glomérulos são responsáveis por retirar substancias do sangue e transformá-las em urina.
O que causa a Glomerulonefrite?
O problema pode surgir após uma infecção bacteriana, geralmente na garganta, isto é, há uma produção de anticorpos que podem se instalar no glomérulo e causar a inflamação do mesmo. Alguns pacientes com problemas cardíacos, principalmente os bacterianos, também podem apresentar quadros do problema.
Infecções virais como as da hepatite ou do HPV, eventualmente também podem causar a Glomerulonefrite. Algumas doenças como lúpus, nefropatia e a síndrome de goodpasture, também podem causar a doença.
Problemas como hipertensão e doença renal diabética são possíveis causas.
Quais os sintomas da Glomerulonefrite?
Urinar com cor diferente ou com espuma, é o principal indício do problema, contudo é possível que haja presença de inchaço em diferentes partes do corpo e de fadiga.
Como ocorre o diagnóstico da Glomerulonefrite?
O diagnóstico requer uma análise clinica dos sintomas e alguns exames laboratoriais, sendo que a maioria das vezes os exames solicitados são de urina, sangue e radiografias. Pode haver necessidade de realizar biópsia do tecido do rim para confirmar o diagnóstico.
Existe tratamento para Glomerulonefrite?
Sim, e de maneira geral consiste em proteger os rins de futuros danos. Em muitos casos, somente o uso de medicação é o suficiente para que a inflamação desapareça e consequentemente o problema deixe de existir.
Qual médico procurar?
É comum que as mulheres, procurem um ginecologista quando manifestam os sintomas, contudo, o especialista que trata do sistema urinário de homens e mulheres, é o urologista. Agende uma consulta.
Como prevenir o problema?
Assim como diversas doenças, ingerir água em quantidade adequada, manter uma rotina de exercícios e não fumar ou ingerir álcool em demasia são meios de prevenir que a Glomerulonefrite ocorra.