Categorias
Fisioterapia

Fisioterapia respiratória

Dente os diversos benefícios, é possível citar a maior expansão pulmonar, a melhora na troca gasosa e desobstrução das vias respiratórias. Também é possível observar uma mudança positiva em outras áreas da saúde

Esse tipo de tratamento tem como foco tratar doenças que acometam o sistema respiratório, como é o caso da asma, bronquite e tuberculose. Exercícios respiratórios também são usados para melhorar a respiração de maneira geral, estimulando assim os músculos que garantem que a respiração aconteça.

Esse tipo de exercício também pode ser realizado por pacientes que necessitam de ajuda de aparelhos para respirar, ou que estejam entubados.

Como é a fisioterapia respiratória?

Os exercícios dependem muito do quadro clínico do paciente, contudo, devem ser feitos de maneira devagar e progressiva.

Algumas estratégias que podem ser abordadas durante as sessões, envolvem pressão manual torácica e aspiração das vias aéreas.

Para que serve a fisioterapia respiratória?

O objetivo desse tratamento é liberar as vias respiratórias e estimular todo o sistema a funcionar em totalidade. Alguns casos, o intuito pode ser aumentar a capacidade ventilatória do pulmão.

Fisioterapia respiratória pediátrica

O tratamento pode ser iniciado desde a infância ou o período neonato, sempre que houver necessidade. Crianças também são passíveis de doenças como pneumonias e bronquites, nesses casos, as sessões tem o intuito de tratar essas doenças, ou facilitar a respiração do paciente.

Em bebês, ou seja, neonatos, as sessões são muito importantes uma vez que o sistema respiratório do paciente ainda está em fase de desenvolvimento.

Fisioterapia respiratória ambulatorial

Esse tratamento tem o objetivo de tratar e aliviar doenças respiratórias crônicas como a asma. O intuito é devolver ao paciente a capacidade respiratória plena, por meio de estímulos e exercícios de repetição.

Benefícios da fisioterapia respiratória

Dente os diversos benefícios, é possível citar a maior expansão pulmonar, a melhora na troca gasosa e desobstrução das vias respiratórias. Também é possível observar uma mudança positiva em outras áreas da saúde, uma vez que o organismo passa a receber mais oxigênio, devido a respiração mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *