falta de vitaminas

Falta de vitaminas: quais os sintomas?

Vitaminas são parte essencial do organismo, cada uma em sua função e sua importância, por isso, é importante manter todas em quantidade adequadas.

Alimentos in natura, são geralmente mais caros ou de menor acesso, e os industrializados não possuem os nutrientes necessários. Procure um médico e entenda melhor as necessidades do seu organismo.

Em alguns casos, apenas a reeducação alimentar não é o suficiente, e pode ser necessário fazer uso de suplemento vitamínico.

Vitamina A

O nutriente pode ser encontrado tanto em origens animais quanto vegetais, sua importância está principalmente ligada a visão e ao crescimento. A falta dessa vitamina pode causar dificuldades em enxergar e aumenta o risco de ter infecções. Os sintomas mais comuns envolvem os olhos, que podem ficar secos, irritados ou manchados.

Vitamina C

A vitamina C é importante pois está relacionada com a formação de colágeno, na absorção do ferro e na formação de células sanguíneas. Os sintomas da falta desse nutriente envolvem cansaço, manchas pelo corpo e queda de cabelo.

Ferro

O ferro é o responsável por realizar o transporte de oxigênio no sangue, e a insuficiência dessa vitamina, é a chamada “anemia”. Em gestantes, o problema pode colocar em risco a vida do feto e da mãe. Os principais sintomas são dores de cabeça, falta de ar, fraqueza e palidez. Entenda mais sobre a anemia infantil.

Sintomas que requerem atenção:

Como as vitaminas auxiliam diversas partes do organismo, os sintomas podem ser os mais variados, é recomendado procurar um médico sempre que perceber que algo não está indo bem. De maneira geral, exames de sangue são o suficiente para comprovar a insuficiência vitamínica no corpo.

Alguns sinais de que seu corpo precisa de vitamina são lábios secos, cabelos quebradiços e finos, ter aftas regularmente, machucados na pele e prisão de frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>