fbpx

Estudo Urodinâmico

O Instituto Bem Estar Osasco realiza diversos tipos de exames, inclusive os procedimentos de Urofluxometria e Urodinâmica, essenciais para o acompanhamento da saúde do sistema urinário. Conheça os exames e agende agora mesmo uma consulta!





Agende agora seu exame (11)2284-4800

O que é?

Também chamado de “avaliação urodinâmica”, é um exame que tem como finalidade comprovar a funcionalidade do trato urinário. Ou seja, é realizada uma análise das funções urinárias (armazenar urina e esvaziar).

Para que serve?

As avaliações desse exame englobam a sensibilidade da bexiga, o volume que a mesma suporta, o quanto o órgão é elástico e a capacidade de esvaziar (pressão do jato urinário).

Homem com incontinencia urinária que fará o exame urodinâmico

Como é feito o exame?

Após o exame físico, é inserido um cateter, que irá servir como meio de preencher a bexiga artificialmente com soro medindo a pressão da mesma.

Em seguida o médico irá inserir outro cateter, no reto, a fim de medir a pressão abdominal.

Durante o exame o médico irá injetar o soro aos poucos até que a bexiga encha, é possível que seja solicitado ao indivíduo que faça força com a barriga ou até mesmo force uma tosse, com finalidade de verificar se há perda urinária por esforço (incontinência urinária).
Na segunda fase do exame, será solicitado urinar. Durante a micção o médico irá avaliar a pressão do jato (em mulheres o procedimento é feito de maneira que ela possa urinar sentada, e nos homens o procedimento é feito em pé).

Importante: Durante a realização do exame o paciente permanece acordado sem anestesias ou sedativos.

Como é o preparo pré-exame?

Para mulheres, é necessário não estar menstruada e não ter relações sexuais nas 24hrs que antecedem o exame. Para homens que utilizem sonda, é necessário levar uma nova.

Urodinâmica ou Urofluxometria?

A diferença está nos parâmetros que serão medidos em ambos, porém, o segundo somente mede a força do jato urinário.

Qual médico pode realizar o exame?

Por se tratar de um exame do trato urinário, o urologista é o médico responsável pelo exame diagnóstico, sendo o paciente homem ou mulher.

Convênios atendidos para esse procedimento

  • Amil
  • Bradesco
  • Care Plus
  • Central Nacional
  • Gama Saúde
  • MedService
  • Omint
  • Unimed Seguros
  • Vale Saúde

Onde realizar o exame?

Instituto Bem Estar
Rua Dr. Carlos de Morais Barros,450 – Vila Campesina – Osasco/SP
(11) 2284-4800