esplenomegalia

Esplenomegalia, o que é?

O que é esplenomegalia?

Esplenomegalia é o inchaço do baço, que por sua vez faz parte do sistema linfático. O sistema linfático, é o responsável garantir que o sangue seja filtrado, mantendo assim os glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas saudáveis.

O que causa a esplenomegalia?

Diversas doenças podem causar esse problema, listamos algumas.

  • Infecções bacterianas, virais ou parasitais
  • Cirrose
  • Policitemia
  • Anemia
  • Leucemia
  • Lúpus
  • Fibrose cística

Sintomas da esplenomegalia

Geralmente a esplenomegalia já é um sintoma de outra doença, todavia, esse aumento do baço pode ser percebido após o paciente apresentar dor.

Alguns pacientes apresentam indícios como soluços, cansaço e a incapacidade de comer grandes quantidades.

O baço fica localizado na parte superior esquerda do abdômen, por isso, é importante se ater a dores nessa região do corpo.

Diagnóstico da esplenomegalia

O diagnóstico geralmente requer exames laboratoriais de imagem, para que o médico seja capaz de visualizar o aumento do órgão.

Como o problema é geralmente associado a outras doenças, possivelmente após a comprovação do inchaço do baço, o médico irá providenciar diversos outros exames para encontrar a causa

Quais os riscos da esplenomegalia?

Uma vez que o problema demora a ser tratado, a principal consequência ocorre na qualidade do sangue. O órgão é responsável por garantir que os principais componentes do sangue estejam em quantidades e qualidade adequada, portanto, o mau funcionamento desse órgão, afeta todo o organismo.

Além da consequência citada, o aumento do baço torna esse mais frágil, e mais fácil de sofrer uma ruptura.

Existe tratamento para a esplenomegalia?

O tratamento depende exclusivamente da causa do problema, portanto, é necessário tratar a doença que esteja inchando o baço.

Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia de remoção do órgão. A cirurgia, no entanto, de maneira geral só é recomendada em casos mais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>