mulher com ELA

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

O que é a doença de ELA?

Também chamada de Esclerose lateral amiotrófica, a doença de ELA, causa problemas no sistema nervoso, fazendo então, com que esse tenha uma paralisia motora irreversível.

A perda de movimentos é contínua e pode chegar ao ponto de o paciente perder a capacidade de deglutir e respirar, levando assim muitas vezes o paciente ao óbito.

Os neurônios, que são responsáveis pela transmissão de mensagens para o músculo, se desgastam ou morrem, o que a curto e médio prazo ocasiona o enfraquecimento muscular, e posteriormente a incapacidade de mover-se e respirar.

Como a doença de ELA é diagnosticada?

Primeiramente é necessária uma avaliação clínica dos sintomas, contudo, para confirmar o diagnóstico é possível que p paciente seja submetido a exames laboratoriais como por exemplo exames de sangue, testes respiratórios, tomografia computadoriza, ressonância magnética entre muitos outros.

O que causa a doença de ELA?

As causas do problema ainda não desconhecidas, todavia, sabe-se que em 10% dos casos os pacientes apresentam defeitos genéticos.

Por se tratar de um problema genético, não há fatores de risco para se desenvolver a doença.

Quais os sintomas da doença de ELA?

Como a doença atinge os músculos, o primeiro sintoma característico é a perda gradual de força ou de coordenação motora. No entanto, é possível que o paciente apresente dificuldade de engolir e respirar, cãibras musculares e contrações musculares, além de perda de peso e problemas de dicção.

Por ser um problema muscular, raramente a doença irá afetar os sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) ou o funcionamento cognitivo do paciente.

Existe cura para a doença de ELA?

Infelizmente mesmo com os avanços da medicina, a doença ainda não possui cura. Todavia, existem tratamento que podem melhorar a qualidade de vida do paciente e possivelmente retardar a evolução da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>