mulher com hipertireoidismo

Entenda mais do hipertireoidismo

O que é hipertireoidismo?

Quando a glândula da tireoide produz hormônios em excesso, temos o hipertireoidismo. Esse problema afeta diversas funções do corpo e requer tratamento médico especializado.

A doença pode ser, no entanto, aguda ou crônica, sendo a primeira se caracteriza por um pico na elevação hormonal e o segundo por um processo mais contínuo do problema.

O que causa o hipertireoidismo?

Diversos fatores podem influenciar e causar o hipertireoidismo, dentre eles, é possível citar a ingestão de iodo e tumores, benignos ou malignos, tanto nos testículos e ovários quanto nas próprias glândulas da tireoide (localizadas no pescoço).

Quais os sintomas do hipertireoidismo?

Os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças, e são eles perda de peso repentina, sudorese e fadiga. Todavia, é comum que alguns pacientes apresentem dificuldade para dormir, ansiedade e inquietação também.

Algumas mudanças fisiológicas, como na menstruação ou no funcionamento do intestino, também podem surgir como indícios da doença, por isso é importante consultar um médico ao sinal de qualquer anomalia.

Náuseas, pressão alta e coceira, são possíveis sintomas, contudo, não são tão comuns. Em homens, pode ocorrer o desenvolvimento de mamas.

Como é o diagnóstico do hipertireoidismo?

O diagnóstico geralmente demora a ocorrer pois é comum que o paciente tente tratar os sintomas isoladamente, contudo, o médico poderá solicitar exames de sangue ou de imagem para comprovar a doença.

Existe tratamento para hipertireoidismo?

Sim, de maneira geral o tratamento é efetivo e pode ser feito desde uso de mediação oral até a ingestão de iodo radioativo. Todavia, cada caso é único e precisa ser avaliado separadamente.

Alguns pacientes necessitam fazer a cirurgia de remoção das glândulas da tireoide, e nesses casos é necessário que haja a reposição hormonal constante pelo resto da vida.

Procurar um médico é a maneira mais efetiva de diagnosticar a tratar a doença, por se tratar de uma doença hormonal, o endocrinologista é o médico mais indicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>