Mulher com rinite alérgica espirrando

Entenda a rinite alérgica

O que é rinite?

A rinite é um tipo de inflamação nasal. Surge como resposta do sistema imunitário quando em reação adversa a componentes alergênicos (ácaros, pelos de animais, poeiras e etc.)

Quais são os sintomas da rinite?

Obstrução nasal (entupimento do nariz), espirros em série e coriza (nariz escorrendo) mas não só isso como coceira no nariz também aparece como sintomas comuns. Todavia, o grau com que esses sintomas podem aparecer é variável de cada organismo.

É rinite ou gripe?

Apesar de os sintomas serem confundidos facilmente, a rinite não apresenta febre ou dores no corpo. Em suma, a diferença está no quanto os sintomas afetam o dia da pessoa, e a decorrência dos mesmos.

Quando a rinite “ataca”?

Por se tratar de uma manifestação alérgica, geralmente os sintomas são percebidos quando o paciente entra em contato com componentes alergênicos. Entretanto, esses componentes podem ser variados de paciente para paciente.

Principais causas:

Alergias são as principais causadoras de rinites, entretanto é possível que haja uma predisposição genética para essas inflamações.

Você sabia? uma das causas mais comuns da crise de rinite alérgica, são ácaros.

A rinite tem tratamento?

Há diversos tratamentos que podem ser abordados para a diminuição dos sintomas, dentre deles os mais comuns são medicamentos (anti-histamínicos e corticoides), vacinas ou até mesmo soluções salinas.

Qual especialista devo procurar?

Apesar de o pediatra, o clínico geral e o geriatra serem capacitados para tratar essa doença, o alergologista é o especialista mais adequado.

Como aliviar os sintomas da rinite até conseguir passar no médico?

Muitas vezes a consulta com um médico pode levar alguns dias para acontecer, portanto há algumas coisas que o paciente pode fazer durante esse perídio.

Comece lavando roupas de cama e cobertas, que podem conter ácaros, além disso mantenha o nariz sempre limpo utilizando soro fisiológico ou soluções salinas neutras (com moderação, e desde que não haja medicações na solução).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>