Rinite ou Sinusite? Os sintomas são parecidos e muitas vezes confundidos. Receber o diagnóstico correto, significa ter o tratamento adequado e consequentemente uma melhora mais efetiva. O especialista indicado para esses processos inflamatórios de vias respiratórias é o otorrino.
Embora muitas pessoas não procurem o médico por esse tipo de problema, quando não o fazem, o quadro pode piorar e levar a condições mais graves. Outro problema comum é o de se automedicar durante crises. Sprays de corticoides apesar de aliviar os sintomas, podem provocar outros problemas se não utilizados de maneira correta.
Rinite
A rinite se consiste na inflamação da mucosa que reveste o nariz e pode ser de curta ou longa duração. Alguns sintomas da rinite são obstrução nasal (o popularmente chamado nariz entupido), secreção nasal e dores na face. Alguns pacientes podem apresentar espirros frequentes, redução do olfato, coceira nos olhos e dores de ouvido.
O tratamento geralmente é feito com uma série de cuidados que envolve medidas de higiene ambiental, medicamentos como anti-histamínicos(antialérgicos), corticoides e descongestionantes nasais e lavagem nasal com soro fisiológico.
Sinusite
A sinusite também trata-se de uma inflamação, atingindo os seios da face (áreas como a testa e as “maçãs do rosto”). Podem ser de causa alérgica ou infecciosa vital e bacteriana. Quando a sinusite é crônica, podem estar associadas a problemas anatômicos como desvio de septo, carne esponjosas e pólipos, por provocarem um estreitamento da cavidade nasal.
Os sintomas são muito parecidos com o a rinite, isto é, obstrução nasal, redução do olfato e dores na face. Todavia, alguns sintomas como irritação na garganta, febre e tosse, são mais comuns na sinusite do que na rinite.
Alem das medidas usadas para a rinite alérgica, pode ser necessário o uso de antibióticos, portanto, requer um especialista que acompanhe o quadro. Em caso de sinusite crônica, pode ser necessária cirurgia reparadora, feita por meio de vídeo e endoscópio endonasal, ou seja, sendo um procedimento pouco traumático e com melhor recuperação.