fbpx

Dúvidas? Ligue para
(11)2284-4827
Atendimento de seg. à sex. das 8h às 18h

Dificuldades para realizar atividades simples? Trate sua dor

Só quem sofre com dores articulares sabe como atividades simples de rotina, podem ser um grande desafio diário.




O que são dores articulares?

As articulações são o ponto de encontro entre os ossos. Sendo revestidos pela cartilagem e ligamentos, permitem que realizemos os movimentos do corpo.
Também chamada de dor articular ou nas juntas, a dor nas articulações é uma dor que provoca um desconforto em uma ou várias articulações do corpo. Além disso, em casos mais graves pode limitar os movimentos do indivíduo, impedindo o mesmo a realizar tarefas simples como caminhar, sentar ou levantar. É descrita como uma sensação de queimação, rigidez e inflamação, manifestador com ou sem movimentos.

Alguns tipos de dores articulares

Dor no joelho

Comuns em pacientes com obesidade ou sobrepeso.O indivíduo apresenta dificuldades para realização de ativades cotidianas, como caminhar, sentar e levantar.

Dor nos quadris

As dores nos quadris também são associadas a carga exagerada de peso, e nesses casos, a atenção é redobrada para idosos e para o risco de queda.

Dor nos ombros

Os ombros também possuem articulações, e essas também podem inflamar, causando dor e dificuldade de movimentos.

Fisioterapeuta pegando na mão e braço do paciente

Dor no cotovelo

Apesar de não ser tão comum, o problema pode acometer um dos lados ou ambos. Geralmente quando a dor é intensa, pode refletir em outras partes do braço também.

Origens das dores articulares

As dores articulares costumam ser causadas por doenças como a artrite reumatoide e a gota, contudo, hepatite, sarampo, caxumba, rubéola e até mesmo a gripe, podem ter como sintomas, dores articulares.

Como diagnosticar as dores articulares?

­­ É de fundamental importância procurar por um profissional capacitado que realizará avaliação, testes e exames clínicos para definir o diagnóstico.
Os médicos indicados para acompanhamento são:

NEUROLOGISTA

Especialista que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso central e periférico e todas as doenças que ele envolve. É treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos.

FISIATRA

Esta especialidade médica estuda e trata uma grande variedade de condições médicas que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos, articulações, ligamentos, músculos e tendões.

Dúvidas frequentes sobre dores articulares

Na verdade, não são as dores que aumentam, mas sim o paciente que se mostra mais sensível em baixas temperaturas. Quando a temperatura está mais amena os reflexos musculares se tornam mais lentos, o que pode causar a sensação de dor mais intensa no paciente.

Por vezes uma dor leve nos músculos é normal, mas em se tratando de articulações, essas nunca podem manifestar sintomas de dor. Se sentir dor articular após a realização de algum exercício, é importante procurar um médico com urgência, afim de descartar uma lesão mais séria e prevenir danos maiores.