Categorias
Sem categoria

Conhecendo as doenças de verão

O verão é período de férias, viagens, festas, tempo com a família…, mas também é tempo de cuidados com a saúde. Alguns tipos de fungos e bactérias preferem ambientes quentes e úmidos para se proliferar, bem como nosso corpo necessita de mudanças metabólicas para sobreviver as altas temperaturas.

Micoses

Micoses são causadas por fungos, que utilizam do ambiente da pele humana para se proliferar e infeccionar o local. De maneira geral, fungos preferem ambientes úmidos e quentes, por isso durante o verão a incidência desses é maior. A maneira mais eficaz de preferir que o problema apareça é sempre manter o corpo seco e longe da umidade. Trocar de roupa ao sair de piscinas ou do mar e secar-se bem ao sair do banho são atitudes simples e pequenas capazes de prevenir o surgimento de micoses

Desidratação

Durante o verão, é normal que o metabolismo gere mais suor para regular a temperatura corporal ou que a quantidade de urina aumente com o mesmo objetivo, todavia, é necessária uma atenção especial para repor todo o liquido perdido, isto é, a ingestão de água deve ser motivo de maior atenção durante o verão.

Insolação

Como o próprio nome sugere, o problema é decorrente da exposição solar sem os cuidados necessários. Apesar de ser um problema sério, preveni-lo é simples. Passar protetor solar, usar chapéus e preferir a sombra, bem como evitar a radiação solar das 10h00 ás 16h00, quando os raios ultravioletas são mais fortes.

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar ocorre quando ingerimos alimentos contaminados por vírus, bactérias ou parasitas, todavia, esses preferem o clima mais quente para se instalar nos alimentos. A atenção precisa dobrar quando se tratar de comer fora de casa, uma vez que não há garantias quanto a limpeza dos alimentos e do local de cocção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *