diverticulite

Diverticulite: o que é, sintomas e tratamentos

O que é diverticulite?

Divertículos são estruturas presentes no interior do intestino, uma vez que essas estruturas se inflamam ou infectam, temos a chamada diverticulite.

Apesar de que o problema pode surgir em qualquer parte do sistema digestivo, é recorrente que apareça no intestino grosso.

Divertículos podem ser comuns após os quarenta anos de idade. Quando são assintomáticos, é possível no entanto que o paciente viva normalmente com o problema.

O que causa a diverticulite?

As causas para o surgimento de divertículos ainda não são conhecidas, contudo, sabe-se que uma alimentação com baixa ingestão de fibras pode facilitar o surgimento de divertículos.

A diverticulite por sua vez, é causada por fezes que ficam presas nos divertículos. Por isso, paciente com esse problema devem manter uma boa alimentação

Quais os sintomas da diverticulite?

Quando há apenas o surgimento de divertículos, não há sintomas, contudo, quando ocorre a inflamação, os sintomas vão desde dores abdominais e inchaços até náuseas e falta de apetite.

Qual especialista que trata a diverticulite?

O especialista indicado para diagnosticar e tratar essa doença, é o cirurgião geral.

Como é realizado o diagnóstico da diverticulite?

Quando há sintomas é comum que o paciente descubra o problema rapidamente, contudo, exames clínicos e laboratoriais como a colonoscopia, são essenciais para diagnosticar a doença.

Existe tratamento para diverticulite?

Sim, de maneira geral o problema pode ser resolvido em pouco tempo.  Em casos mais leves, uso de medicação é o suficiente para tratar a doença, todavia, em casos mais graves pode ser necessária cirurgia de ressecção intestinal. A cirurgia é feita por colonoscopia.

Manter uma boa dieta é um método eficaz para evitar que a diverticulite volte a aparecer. A ingestão de fibras, é essencial para esses casos.

Há um meio de prevenir a diverticulite?

Não há um meio científico de prevenir essa doença, contudo, muitos médicos afirmam que a dieta rica em fibras e ingestão correta de água previne a diverticulite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>