fbpx

Dúvidas? Ligue para
(11) 4933-1125

Atendimento de seg. à sex. das 8h às 18h

Você sabe o que é DISTONIA e quais são suas implicações?

DISTONIA é o distúrbio neurológico que pode afetar um músculo ou um grupo de músculos numa determinada parte do corpo, caracterizado por contrações involuntárias, originando movimentos ou posturas anormais frequentemente repetitivas e, por vezes, dolorosas.

Por comprometer movimentos, este distúrbio afeta diretamente  a rotina de quem possui esta patologia.
Atividades corriqueiras, como: enxergar, escrever, se locomover, realizar a higiene pessoal e se alimentar, antes realizadas com facilidade, passam a ser desafiadoras por haver limitação.

A DISTONIA não se resume apenas à dificuldade motora. Implica também nas relações sociais e na qualidade de vida do paciente, prejudicando sua independência e auto-confiança, gerando sentimento de incapacidade, frustração e irritabilidade.

Alguns tipos de DISTONIAS

BLEFAROESPASMO 
Hiperatividade do músculo orbicular, afetando os olhos.

OROMANDIBULAR 
(Distonia Craniana) Contrações fortes na mandíbula ou língua.

DISTONIA CERVICAL 
(Torcicolo Espasmódico) Contrações involuntárias na região cervical levando à posturas anormais e/ou movimentos repetitivos, afetando pescoço, ombros e coluna cervical.

ESPASMO HEMIFACIAL 
Contrações intermitentes dos músculos da face.

CÂIMBRA DO ESCRIVÃO 
Contrações musculares involuntárias no membro superior ao escrever.

Tipos_Distonia

Origem das DISTONIAS

As DISTONIAIS podem ser herdadas geneticamente ou adquiridas, como nos casos de lesões cerebrais decorrentes de doenças como traumas, hemorragias, acidente vascular encefálico (AVE), ou ainda infecções. Pessoas expostas a substâncias tóxicas também são mais suscetíveis.

Seus sintomas iniciam de forma leve, quase imperceptíveis, porém evoluem com o passar do tempo, tornando os espasmos mais frequentes e intensos. Isso acontece porque a mensagem enviada pelo cérebro para movimento dos músculos, chega de forma confusa aos órgãos.

Como diagnosticar a DISTONIA?

É de fundamental importância procurar por um profissional capacitado que realizará avaliação, testes e exames clínicos para definir o diagnóstico.
Os médicos indicados para acompanhamento são:

FISIATRA
Esta especialidade médica estuda e trata uma grande variedade de condições médicas que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos, articulações, ligamentos, músculos e tendões.

NEUROLOGISTA
Especialista que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso central e periférico e todas as doenças que ele envolve. É  treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos.

Dúvidas frequentes sobre DISTONIA

1. DISTONIA TEM CURA?
Infelizmente não, mas é possível amenizar e controlar os sintomas, para que o paciente consiga realizar suas atividades o mais próximo possível do normal.

2. QUAIS SÃO AS ALTERANTIVAS DE TRATAMENTO?
É necessária e imprescindível a avaliação médica para o tratamento de todos os casos de DISTONIAS, pois existem alguns tipos de tratamento.

Dependendo do nível de evolução, o tratamento inicial é realizado com medicações que a tuam diretamente nos neurotransmissores dos núcleos da base. Eles costumam ser efetivos em algumas formas, porém têm efeito limitado em pacientes adultos.

Nestes casos, o tratamento médico aprovado pelos órgãos reguladores brasileiros, consiste na aplicação terapêutica de TOXINA TIPO A para o relaxamento dos músculos afetados. É um procedimento efetivo e seguro, que ajuda a reduzir os movimentos involuntários, buscando a ampliação das funções e a melhora da qualidade de vida do paciente.

Mais recentemente, foi iniciada a discussão do tratamento por neuromodulação invasiva, com a utilização de eletrodos; e a não invasiva, usando equipamentos para estimulação elétrica, porém ainda se encontra em fase de estudos.

3. O QUE PODE AMENIZAR OS EFEITOS, NO DIA A DIA, DE QUEM TEM ALGUM TIPO DE DISTONIA?
A ideia é estimular o paciente de formas diferentes, contribuindo com sua evolução e independência.
Para isso, é indicada a realização de um trabalho multidisciplinar com as terapias mais eficazes:

– Fisioterapia Neurofuncional: atua na reabilitação de músculos
– Terapia Ocupacional: forte aliada na readaptação à rotina comum
– Fonoaudiologia: desenvolve a reabilitação da comunicação

Principais benefícios do tratamento

A equipe médica de Fisiatras e Neurologistas do INSTITUTO BEM-ESTAR, listou os principais benefícios relatados pelos pacientes aqui atendidos:
Beneficios_ Distonia
  • Relaxamento muscular que ajuda a aliviar a dor e amplia o arco de movimentação. Ou seja, os pacientes conseguem recuperar a capacidade de retomada dos movimentos.
  • Ganho de força que melhora o consumo de energia para as atividades motoras, auxilia na marcha e postura, facilitando o condicionamento físico do paciente.
  • Diminuição dos movimentos involuntários permitindo a realização de atividades diárias.
  • Melhoria da capacidade de adaptação do sistema nervoso facilitando a recompor a funcionalidade da lesão.
  • Retomada dos movimentos faz com que o paciente passe a ficar mais bem-humorado, evitando ou até diminuindo casos de depressão.
  • Melhoria da autoestima incentivando o convívio social e familiar.

Vantagens do tratamento

EFICAZ
Evidências comprovadas cientificamente em casos de Distonia

SEGURO
Possui efeitos colaterais mínimos e breves

FLEXÍVEL
Permite alterar as doses aplicadas e escolher os músculos afetados

COMPATÍVEL
Facilmente integrado a outros tratamentos

COMPROVADO
Casos de sucesso publicados desde 1985

O INSTITUTO BEM-ESTAR

Desde 2007, o INSTITUTO BEM-ESTAR cuida da saúde integral (física e mental) dos nossos pacientes.
Muito além de tratar doenças, nossa filosofia de trabalho é baseada no respeito e na dedicação pelo sucesso de cada atendimento, tendo como propósito, oferecer o que há de mais moderno em diagnósticos e tratamentos.

Somos também um Centro Especializado na aplicação terapêutica de TOXINA TIPO A em São Paulo, contando com os seguintes diferenciais:

– Equipe médica especializada e atualizada continuamente

– Ambiente clínico adequado, preparado e com conforto em nossa unidade

– Preparo pré-aplicação e utilização de materiais de qualidade

– Atuação integrada na busca de soluções para a saúde, atendendo as patologias: DISTONIA (distúrbios do movimento), ESPASTICIDADE (reabilitação e fisiatria), CEFALEIA (enxaquecas) e HIPERIDROSE (suor excessivo).

Conheça nossa EQUIPE MÉDICA

Dr. Marcos Kenji
Neurologista
CRM-SP 101.235
Médico neurologista, com ampla experiência em tratamento de dores crônicas. Graduado em Medicina com especialização em terapia intensiva no hospital Albert Einstein e especialização em neurologia pela Universidade de Santo Amaro. Certificado para aplicação de toxina tipo A e bloqueio neuro muscular para Distonia e Espasticidade. Participou dos últimos congressos relacionados ao tema no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Dr. Maurício Almoster
Pediatra
CRM 101.238
Médico pediatra, graduado em medicina e especializado em Pediatria e Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Certificado para aplicação de toxina tipo A e bloqueio neuro muscular para espasticidade e distonia pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação da USP, com experiência em pacientes com espasticidade e paralisia cerebral. Participou dos últimos congressos de medicina física e reabilitação no Brasil e em paralisia cerebral na Espanha.

Dr. Paulo Potiguara Novazzi
Neurologista
CRM 140.111
Médico fisiatra (Faculdade de Medicina do ABC), especialista em clínica médica e medicina física e reabilitação, com área de atuação em terapia da dor músculo-esquelética. Membro titulado da Associação Brasileira de Medicina Física. Médico colaborador da disciplina de fisiatria da Faculdade de Medicina da USP. Professor da pós graduação do curso de Medicina do Esporte e do Exercício do Instituto BWS. Especialista em terapia por ondas de choque acústico. Membro da International Society of Physical and Reabilitation Medicine- ISPRM. Membro da Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque Acústico –SBTOC.

Dr. Tatiane Barros
Neurologista
CRM-SP 94434
É neurologista com ampla experiência em tratamento de dor de cabeça e enxaqueca crônica, com residência médica em Neurologia, especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia e com curso de extensão universitária na Avaliação e Tratamento da Dor, pela USP. É mestre em Ciências pela Unifesp e membro da Academia Brasileira de Neurologia. Certificado para aplicação de toxina tipo A para tratamento de dor de cabeça crônica e enxaqueca. Participou dos últimos congressos relacionados a dor de cabeça crônica e enxaqueca no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Dr. Wesley Silva
Neurologista
CRM 140.111
Médico neurologista, com ampla experiência em tratamento de dores crônicas, especialização em neurologia e distúrbios do movimento (parkinson, corea, distonias, espasmos) pela Faculdade de ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Certificado para aplicação de toxina tipo A e bloqueio neuro muscular para Distonia e Espasticidade. Já atuou como professor, mas hoje dedica-se aos atendimentos em consultório particular, mantendo atualizações constantes em congressos de neurologia, distúrbio do movimento, neuro-infectologia e neuro-muscular.

Convênios credenciados para o tratamento de DISTONIAS

Aceitamos o atendimento também via planos de saúde, que podem variar de acordo com a especialidade a ser consultada. Informe-se sobre os planos autorizados e suas coberturas para atendimento.

Alguns planos de saúde aceitam a modalidade de Reembolso.
Aqui no INSTITUTO BEM-ESTAR, nossa equipe realiza o acompanhamento total, junto aos planos, isentando o paciente de se preocupar com trâmites burocráticos.

  • AFRESP
  • AMIL
  • ALLIANZ
  • BRADESCO
  • CABESP
  • CARE PLUS
  • CENTRAL NACIONAL
  • CNEN-IPEN
  • ECONOMUS
  • FUNDAÇÃO CESP
  • GAMA SAÚDE
  • GREENLINE
  • MAPFRE
  • MARÍTIMA
  • MEDISERVICE
  • OMINT
  • PARTICULAR
  • PLAN-ASSISTE
  • REEMBOLSO
  • SABESPREV
  • SAÚDE ITAÚ
  • SUL AMÉRICA
  • UNIMED RIO
  • UNIMED SEGUROS
  • VALE SAÚDE SEMPRE

Consulte nossa central de atendimento para mais informações: (11) 4933-1125

TransportePaciente

O TRANSPORTE não pode ser um obstáculo!

O INSTITUTO BEM-ESTAR disponibiliza GRATUITAMENTE, uma frota moderna e preparada para que você realize seu tratamento com conforto e segurança*. Além disso, possui profissionais capacitados para atender pacientes com mobilidade reduzida temporária ou permanente.

*Entre em contato e informe-se para quais tratamentos este serviço é aplicavel:
(11) 4933-1125

Preencha o formulário
e agende sua consulta.

Você pode preencher o formulário 
para receber uma ligação ou se preferir ligue (11) 4933-1125.

Nosso horário de atendimento telefônico funciona de seg. à sex. 8 às 18 horas.





Instituto Bem Estar

Avenida Doutor Carlos de Morais Barros, 450
Vila Campesina – Osasco/SP  CEP 06023-000

Responsável Técnico

Dr. Daniel Martins de Barros
CRM 100.674

(11) 4933-1125

Atendimento de seg. à sex. das 8h às 18h