Categorias
Gastro

Distensão abdominal: barriga inchada

ando há presença de alguma substância no interior da barriga (sendo um gás, um líquido ou um sólido), temos a distensão abdominal.

O que é distensão abdominal?

Quando há presença de alguma substância no interior da barriga (sendo um gás, um líquido ou um sólido), o abdômen incha, temos a distensão do abdominal.

O problema se torna grave e urgente quando o paciente apresentar febre, dores, diarreia com sangue, vômitos ou dificuldade em comer e andar. Procure um médico.

O que causa a distensão abdominal?

Há diversas causas para o problema, contudo, os mais comuns são relacionados a alimentação, ou seja, comer compulsivamente, alimentar-se em demasia, intolerância alimentar, síndrome do intestino irritável etc.

Todavia, insuficiência pancreática e uso de medicação também podem ser causadoras do problema.

Há mulheres que incham durante o período menstrual, o processo é normal, mas também é uma causa da distensão do abdômen.

A obesidade também aparece como um dos causadores da distensão, uma vez que a barriga expande por conta do acúmulo de gordura

Quais são os sintomas da distensão abdominal?

O sintoma é em suma físico, ou seja, a barriga aparenta estar inchada e maior. Todavia, sabe-se que o paciente pode apresentar sensibilidade ao toque na região e uma sensação de barriga cheia.

Existe tratamento para a distensão abdominal?

Sim existe tratamento, contudo, depende da causa. O médico indicado para diagnosticar e tratar o problema, é o gastroenterologista, popularmente chamado apenas de gastro.

Em casos de constipação intestinal ou gases, geralmente o uso de medicação é suficiente para que o problema seja sanado.

Ingerir alimentos ricos em fibras e beber água em quantidade adequada, auxiliam o intestino a funcionar da melhor maneira possível, ou seja, podem chegar a prevenir que o problema ocorra.

Em casos que a distensão é uma consequência da obesidade, a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, são métodos eficazes e não invasivos para que o problema seja sanado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *