Categorias
Pediatria

Desnutrição Infantil: mitos e verdades!

Carne? Sopa? Multivitamínicos? Café? Frutos do mar? Como fazer meu filho crescer saudável? Como sair do quadro de desnutrição?

O que é desnutrição?

A desnutrição é um problema causado pela baixa absorção de nutrientes pelo organismo.

Dependendo da gravidade, pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Os casos mais graves têm consequências irreversíveis. Já os mais leves podem ser corrigidos com dieta adequada.

Sintomas da desnutrição:

Os sintomas são o crescimento abaixo do esperado, mudanças de comportamento, irritação, ansiedade, letargia ou mudanças no cabelo.

Além disso, a criança é mais magra e apática em muitos casos.

O que causa desnutrição?

A causa mais simples é o comer pouco, em quantidade ou qualidade insuficiente de calorias e nutrientes.

Há casos que ocorre devido ao aumento do gasto energético do corpo, fazendo a ingestão ser insuficiente ou doenças impedindo o paciente de absorver os nutrientes.

Tratamento

No caso de má alimentação a reeducação alimentar é o melhor tratamento. Todavia se a causa da desnutrição for alguma outra doença, o pediatra avaliará o caso.

Qual médico procurar?

Os três especialistas mais indicados: pediatra, nutricionista e endócrino, devem trabalhar em conjunto para casos mais graves.

As crianças de todas as idades podem comer frutos do mar?

Não! é aconselhável esperar até pelo menos os dois anos de idade para ingerir frutos do mar.

Café faz mal ou é parte da alimentação diária?

Tudo em excesso faz mal, contudo, no caso de crianças a cafeína mesmo em doses pequenas não é o ideal, troque o café por leite ou chá.

Falando sobre fazer mal, e a carne vermelha?

Apesar de estar na moda o “veganismo“, a carne vermelha é essencial para o crescimento e fortalecimento das crianças, mas, é sempre bom levar em conta a quantidade.

Bater a sopa ou amassar?

Muitas mamães tem medo de o seu filho engasgar e acabam batendo a sopa, todavia, para crianças que já saibam comer, é bom treinar a mastigação, amassando os ingredientes.

Devo utilizar pó multivitamínico na alimentação do meu filho?

Dependendo do caso o próprio pediatra irá indicar algum suplemento, todavia, é sempre melhor recorrer á componentes naturais como frutas e legumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *