Homem com depressão

Depressão? Tristeza? Desânimo?

O que é Depressão?

Depressão é um distúrbio mental que faz com que o paciente se sinta com tristeza profunda, desanimo e diversos sintomas que afetam a rotina diária do enfermo. A doença vem sendo cada vez mais comum na atualidade e pode atingir todas as idades e ambos os sexos.

Causas:

Há diversas causas para a depressão, mas a predisposição genética vem se mostrando um fator comum entre os pacientes. Situações de estresse, trauma, uso de drogas e álcool também se mostram possíveis causas.

Quando eu devo procurar ajuda profissional?

Diferente de outras áreas médicas, não há consultas de Check-up para psiquiatria ou psicologia, todavia, procurar um médico psiquiatra não significa certamente que você tenha algum problema.

Um dos indicativos de que o paciente deve procurar um especialista é quando perceber um sofrimento ou mal que persiste e que esteja gerando prejuízo no dia a dia.

Sentir tristeza, medo e ansiedade é normal, mas quando esses sintomas interferem na sua rotina, é hora de procurar um médico.

Depressão ou Tristeza?

Tristeza é um dos sintomas da depressão, mas a depressão é um conjunto de sintomas maiores. Tristeza extrema, entretanto, com duração maior do que 2 semanas, pode ser um dos indicativos de depressão.

Existe uma cura?

Essa é uma pergunta difícil de responder, não podemos chamar de cura, mas sim de controle dos sintomas. Porém, é comum que haja a cronificação do quadro depressivo, ou seja, a recorrência dos sintomas

Há mais de um tipo de depressão?

Sim, há mais de um tipo, porém é possível que haja uma mistura de tipos. Cada paciente possui um quadro único que deve ser avaliado somente por um especialista.

Portanto, algumas categorias que um psiquiatra poderá encaixar o paciente são:

  • unipolar,
  • bipolar,
  • leve,
  • moderada,
  • grave,
  • primeiro episódio,
  • quadro recorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>