Categorias
Sem categoria

Convivendo com fumantes

É comum ouvir dos problemas de saúde que um fumante pode desenvolver, todavia, pouco se discute a respeito das consequências de se conviver com fumantes, ou seja, absorver a fumaça de maneira passiva.

Apesar de os maiores riscos para a saúde atingirem os fumantes, aqueles que convivem com a fumaça podem apresentar sérios problemas respiratórios, também fatais.

Segundo dados do INCA (instituto Nacional de Câncer), a fumaça da ponta do cigarro possui mais nicotina e monóxido de carbono do que a inalada pelo próprio fumante. Essas substâncias podem permanecer por até 24hrs em um ambiente, isto é, um familiar que fuma por exemplo no banheiro, expõe sua família que utilizar o mesmo cômodo por um dia inteiro aos efeitos do cigarro.

Em se tratando de crianças que tenham fumantes no ambiente doméstico, a atenção é redobrada, uma vez que os mesmos estão em fase de desenvolvimento imunitário e são mais suscetíveis a apresentar problemas de saúde.

Principais doenças causadas pelo fumo passivo

Asma

Os brônquios são uma das estruturas responsáveis por levar ar aos pulmões, quando esses pequenos tubos se inflamam, temos a chamada asma. O problema tem como sintomas faltas de ar e tosse.

Bronquite crônica

A doença pode ter várias causas, mas a forma crônica é comumente associada ao uso do tabaco, sendo a ingestão direta ou indireta. Os principais sintomas envolvem tosse e secreção.

Enfisema pulmonar

O pulmão é o principal órgão do sistema respiratório, enfisemas são obstruções dessa estrutura, causando o mau funcionamento da mesma ou até sua ineficiência. Os sintomas são principalmente falta de ar e respiração ofegante

Aterosclerose

A fumaça dos cigarros também pode causar a formação e o acumulo de placas de gordura em paredes de artérias, como por exemplo as do coração ou do cérebro. O desenvolvimento dessas placas é possivelmente falta, uma vez que o problema não costuma apresentar sintomas durante as fases menos agressivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *