qualidade de sono

Consequências de um sono ruim

Dormir é um processo natural do corpo, necessário e importante para o bom funcionamento do organismo, todavia, estudos mostram que um sono de má qualidade ou de poucas horas, pode acarretar diversos problemas de saúde.

Controle do peso

Alguns estudos indicam que a qualidade do sono influencia diretamente no controle do peso, isto é, diminuir as horas ou a qualidade do sono, contribui para o surgimento de gorduras pelo corpo.

Memória

O Alzheimer é a maneira mais agressiva da perda de memória, e pesquisas mostram que a doença pode estar associada com o sono ruim. Mas não só isso, o sono ruim atrapalha a memória no dia a dia mesmo de pessoas saudáveis e pode ocasionar dificuldade de concentração.

Imunidade

Durante o sono, diversos processos ocorrem no organismo, dentre eles a produção dos anticorpos (responsáveis pela imunidade), ou seja, não dormir prejudica a área do corpo responsável por manter vírus e bactérias longe.

Diabetes

Estudos mostram que pacientes diabéticos que não tem o sono regulado, podem desenvolver uma certa resistência à insulina (utilizada para controlar os níveis de açúcar no sangue).

O que pode causar um sono ruim?

O sono ruim envolve diversos fatores, dentre eles a má respiração, ansiedade, estresse, problemas neurológicos etc.… é preciso um médico especialista para investigar a causa e trata-la

Quais médicos procurar?

Como dito, as causas podem ser diversas, isto é, pode ser necessária uma investigação multidisciplinar para que o tratamento seja efetivo. Dentre os especialistas é possível citar o otorrino, psiquiatra e o neurologista como principais médicos capazes de auxiliar pacientes com problemas para dormir.

Como é o tratamento?

O tratamento depende exclusivamente na causa. Se o problema for respiratório, pode haver necessidade de reparação cirúrgica. Em casos neurológicos e psiquiátricos, a medicação pode ser o método mais eficaz.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>