Categorias
Artigos Otorrino

Conheça os sintomas da otite

Quando alguma estrutura do ouvido infecciona, temos a otite. O problema é doloroso e mais comum em crianças.

O que é otite?

O ouvido é complexo e possui diversas estruturas. Dentre elas há o ouvido médio, um espaço pequeno preenchido por ar que fica atrás do tímpano. Quando o ouvido infecciona, temos a otite.

O problema é doloroso e mais comum em crianças.

Otite Externa:

A infecção ocorre desde o canal do ouvido até a membrana no tímpano. Sua causa está associada ao uso de objetos para coçar o ouvido (cotonetes por exemplo) ou mergulhos em água contaminada.

Otite Média:

Comumente atinge o ouvido médio, todavia sua causa está em secreções do nariz, que descem para o ouvido por meio da tuba auditiva.

Otite Interna:

É a mais grave de todas e atinge a parte mais complexa do ouvido. Pode, no entanto, causar dificuldade em ouvir e tonturas intensas.

O que causa a otite?

De maneira geral o problema é causado por algum vírus ou bactéria que infecciona uma estrutura do ouvido. Dessa forma, em alguns casos como dito anteriormente, secreções como as de gripe ou sinusites, também podem causar a otite.

Quais os sintomas da otite?

Geralmente a dor é o primeiro sintoma a ser percebido, contudo, em bebês esse sintoma pode ser difícil de ser percebido, alguns médicos, no entanto, dizem que os bebês podem puxar o ouvido como manifestação de dor.

Além disso, febre, perda de apetite, dores de cabeça e problemas para dormir também são indícios que surgem com o problema.

Em alguns casos, pacientes relatam sensação de pressão no ouvido ou zumbidos, além de problemas de equilíbrio.

Como é o tratamento da otite?

O tratamento é geralmente efetivo e pode ser necessário o uso de antibióticos. Casos de infecção recorrente, podem necessitar de drenagem de líquidos do ouvido.

Em quadros causados por secreção no nariz, especialmente em crianças, o médico poderá diagnosticar a presença de adenoides aumentadas, sendo necessário o tratamento cirúrgico dessa carne esponjosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *