Categorias
Psicologia

Como reconhecer o autismo?

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que acomete principalmente a habilidade de comunicação e de interação social do indivíduo.

O que é o autismo?

É um transtorno de desenvolvimento que acomete principalmente a habilidade de comunicação e de interação social do indivíduo.

O autismo é reconhecido durante a infância, mas persiste por toda a vida do paciente.

Quais os sintomas do autismo?

Os sintomas variam muito de acordo com cada indivíduo, ambiente de criação, nível da doença e até da quantidade de estímulos que a criança recebeu. A maioria das crianças apresentam sintomas antes dos dois anos de idade.

Ainda quando bem pequenos, é possível observar que a criança tem dificuldade em manter contato visual ou em reconhecer seu nome e seus brinquedos.

É importante dizer que crianças autistas possuem uma hipersensibilidade em todos os cinco sentidos, por isso, é comum que tenham uma recusa por muitos alimentos, se sintam incomodadas com certos tipos de tecido e se irritem em ambientes com poluição sonora ou cheiros fortes.

Uma das características mais comuns e marcantes, é a repetição de movimentos e apego a objetos. A repetição de movimentos pode se manifestar por horas, sem que a criança perceba o que está fazendo.

Em se tratando de interações sociais, a criança autista tem dificuldade em fazer amigos, prefere ficar sozinha e não mostra empatia pelos outros, o transtorno tem como característica a dificuldade de entender sentimentos tanto em si quanto nos outros. Para uma criança com autismo, é difícil diferenciar amor de felicidade ou tristeza de cansaço.

Passando para os fatores sensoriais, pacientes com TEA (transtorno do espectro autista), podem ter problemas com vento, chuva, claridade, barulhos altos e etc. Geralmente as crianças não gostam muito de abraços ou carícias, por conta da hipersensibilidade podem se sentir sufocadas facilmente.

Toda criança passa por diversas fases de aprendizagem até atingir a maturidade necessária e o desenvolvimento independente, porém, o autismo atrasa esses processos de forma drástica, por isso é comum que as crianças estejam brincando ou se imitando e o paciente autista não consiga acompanhar o processo.

Existem diversos tipos de autismo

Apesar de o termo “autismo” ser usado de maneira generalizada, o espectro autista conta com 3 níveis, que são medidos a partir do comprometimento das habilidades cognitivas e sociais do paciente.

A Síndrome de Asperger também é considerada parte do TEA, e é classificada como a forma mais leve na doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *