cuidado com a audição

Como cuidar da sua audição

É comum que se fale a respeito da importância de cuidar do coração, da pele, do sistema digestório entre outros, porém, o que pouco se fala é sobre os cuidados com a audição.

Estamos diariamente expostos a barulhos de diversas frequências, são carros, máquinas, metrôs, fones de ouvido…mas como cuidar desse sentido tão importante em meio a tantos estímulos?

Já foi comprovado que a exposição a poluição sonora, pode causar surdez.

A surdez é caracterizada pela dificuldade em ouvir, ou a incapacidade de realizar o mesmo, porém, não só ruídos estão relacionados com o problema, mas também fatores genéticos e físicos, bem como o próprio processo de envelhecer.

Existe apenas um tipo de surdez?

Não, existem basicamente dois tipos, sendo que são classificados em condutivo e neurossensorial. O primeiro deles é caracterizado pelo bloqueio físico da transmissão do som, isto é, o tímpano não consegue vibrar por algum entupimento local ou anomalia física da estrutura.

O neurossensorial por sua vez, é caraterizado pela falha do nervo auditivo, ou seja, as vibrações do tímpano ocorrem como deveriam, contudo, a informação não chega ao cérebro por algum motivo que pode ser envelhecimento, infecções e ruídos muito altos.

Como prevenir a surdez?

É difícil prevenir o problema, uma vez que é inevitável se expor a barulhos na grande cidade ou impedir o envelhecimento, mas muitos especialistas indicam que seja feita uma avaliação anual da capacidade auditiva do paciente, afim de verificar alguma perda progressiva.

Protegendo a audição:

Alguns cuidados diários podem proteger seus ouvidos e até retardar o que algum problema venha a surgir. Tentar não se expor a ruídos altos, ou diminuir as horas de exposição, são o principal cuidado que todo devem tomar.

Fones de ouvido são um ponto importante, uma vez que podem tanto proteger a audição, quanto prejudicá-la. Quando se trata de isolamento acústico, os fones uma ótima maneira de evitar barulhos altos por longos tempos, haja vista que trabalhadores envolvidos em processos de altos ruídos, usam protetores auriculares para trabalhar. Contudo, ouvir música alta por longos períodos no fone de ouvido, pode prejudicar a audição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>