Categorias
Ginecologia

Cistos nos ovários

Cistos são pequenas bolsas, cheias de líquido, que nesse caso, se formam dentro do ovário ou sobre o mesmo.Entenda os sintomas e tratamentos.

O que é um cisto no ovário?

Cistos são pequenas bolsas, cheias de líquido, que nesse caso, se formam dentro do ovário ou sobre o mesmo.

A maioria dos cistos surge durante a idade fértil da mulher, isto é, no período entre a menarca e a menopausa. Todos os meses, um óvulo é liberado, quando esse óvulo não é liberado e permanece no folículo, origina-se o cisto folicular.

Quais os sintomas de cistos nos ovários?

Os indícios do problema variam entre dor e menstruação irregular, todavia, exames laboratoriais de imagem ou clínicos, são o único método de comprovar os cistos, ou seja, apenas uma análise dos sintomas não é o suficiente para comprovar a doença.

De maneira geral, não há sintomas além dos citados, sendo raras os pacientes que relataram inchaço abdominal e dor ao evacuar.

Como ocorre o diagnóstico dos cistos nos ovários?

Apesar de o problema poder ser identificado com exame pélvico, é necessário realizar exames de imagem (ultrassonografia por exemplo), para determinar o tamanho do cisto e as especificações do mesmo.

Qual o tratamento para cistos nos ovários?

O tratamento depende do quadro geral da paciente, ou seja, do tamanho do cisto, da idade da mulher, dos sintomas e até mesmo se a mulher já possui filhos ou ainda deseja ter. Algumas vezes, é possível que o problema desapareça sozinho, não necessitando assim de intervenção medicamentosa ou cirúrgica.

Em casos que o problema persista por um certo período de tempo, pode ocorrer de o uso de medicamentos que evitem novos cistos, sendo que a medicação mais comum nesses casos é o anticoncepcional.

Quando há necessidade de recorrer a intervenção cirúrgica, essa pode ocorrer de modo a retirada dos cistos. Em casos mais graves, a retirada do próprio ovário. Em casos de cistos cancerígenos, pode ocorrer a retirada de ambos os ovários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *