O que é catapora?
A catapora ocorre, geralmente na infância e é contagiosa.
Apesar de ser popularmente dito que “só se pega catapora uma vez na vida”, há casos raros em que a imunidade diminui e o paciente pode adquirir o vírus novamente.
De forma geral é fácil de se tratar e não causa danos maiores a saúde. Contudo, por conta de as bolhas coçarem, é comum que as mesmas estourem, deixando possíveis marcas na pele.
Por mais que seja uma doença comum, é necessário tratar-la de maneira correta, com acompanhamento médico, pois o quadro pode evoluir e se tornar mais grave, ao exemplo de pneumonias ou meningite.
Sintomas da catapora:
O sintoma mais característico são pequenas bolhas avermelhadas que coçam. Contudo, é possível que o paciente possa ter febre, mal-estar e dores de cabeça antes ou durante o surgimento das bolhas.
As bolhas de maneira geral, surgem primeiro no abdômen e então se espalham pelo corpo todo.
O que causa a catapora?
A causa é um vírus altamente contagioso.
O vírus entra em contato com o corpo geralmente pelas vias respiratórias (tosse, espirros, compartilhamento de talheres e copos etc).
Em casos de pessoas que vivem na mesma casa (irmãos por exemplo), é importante que o cuidado seja redobrado, uma vez que a carga do vírus que pode ser transmitida é maior.
Tratamento:
O tratamento consiste na diminuição dos sintomas, uma vez que um corpo saudável possui defesas suficientes para combater o vírus sem auxílio de medicação. É importante não estourar as bolhas. É necessário que o paciente não tenha contato com outros indivíduos a fim de evitar a proliferação do vírus.
Em média o período de contato com o vírus é de 4 a 16 dias (período que o paciente não deve ter contato com outras crianças). Porém, os sintomas costumam surgir 1 ou 2 dias após o contágio.