Categorias
Pediatria

Catapora: entenda mais

O sintoma mais característico são pequenas bolhas avermelhadas que coçam. Todavia, é possível que o paciente possa ter febre, mal-estar e dores

O que é catapora?

A catapora ocorre, geralmente na infância e é contagiosa.

Apesar de ser popularmente dito que “só se pega catapora uma vez na vida”, há casos raros em que a imunidade diminui e o paciente pode adquirir o vírus novamente.

De forma geral é fácil de se tratar e não causa danos maiores a saúde. Contudo, por conta de as bolhas coçarem, é comum que as mesmas estourem, deixando possíveis marcas na pele.

Por mais que seja uma doença comum, é necessário tratar-la de maneira correta, com acompanhamento médico, pois o quadro pode evoluir e se tornar mais grave, ao exemplo de pneumonias ou meningite.

Sintomas da catapora:

O sintoma mais característico são pequenas bolhas avermelhadas que coçam. Contudo, é possível que o paciente possa ter febre, mal-estar e dores de cabeça antes ou durante o surgimento das bolhas.

As bolhas de maneira geral, surgem primeiro no abdômen e então se espalham pelo corpo todo.

O que causa a catapora?

A causa é um vírus altamente contagioso.

O vírus entra em contato com o corpo geralmente pelas vias respiratórias (tosse, espirros, compartilhamento de talheres e copos etc).

Em casos de pessoas que vivem na mesma casa (irmãos por exemplo), é importante que o cuidado seja redobrado, uma vez que a carga do vírus que pode ser transmitida é maior.

Tratamento:

O tratamento consiste na diminuição dos sintomas, uma vez que um corpo saudável possui defesas suficientes para combater o vírus sem auxílio de medicação. É importante não estourar as bolhas. É necessário que o paciente não tenha contato com outros indivíduos a fim de evitar a proliferação do vírus.

Em média o período de contato com o vírus é de 4 a 16 dias (período que o paciente não deve ter contato com outras crianças). Porém, os sintomas costumam surgir 1 ou 2 dias após o contágio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *